27/04/2012

Influências culturais indígenas são foco de atividades no CMEI Profa. Neli Nassif


Os alunos do CMEI Profa. Neli Nassif comemoraram o Dia do Índio com uma semana especial, recheada de atividades.

Durante a aula de inglês, acompanhados pela professora Ana Paula Magri, conheceram um pouco mais sobre a alimentação indígena e simularam como o milho era assado. 

25/04/2012

Educação de surdos em escolas tradicionais ainda é desafio no Brasil


Políticas de inclusão têm tentado corrigir questões históricas no ensino de surdos no Brasil. Excluídos durante muito tempo do processo educativo tradicional, eles começaram, nos últimos anos, a compartilhar as salas com ouvintes em algumas escolas do País. Contudo, a existência de classes mistas, vista como alternativa para integrar crianças e jovens surdos à comunidade, nem sempre funciona. 

Há relatos negativos, de alunos desmotivados, com dificuldade de aprendizagem e inseridos em ambientes sem infraestrutura adequada. No Dia Nacional da Educação de Surdos, o Terra ouviu relatos que reforçam esse cenário.

Mãe de uma deficiente auditiva, Hozana Rios Dias acredita que os alunos surdos não deveriam dividir atenções com colegas ouvintes. Na classe de sua filha Inara, de 19 anos, há outros três surdos. "Ela não consegue acompanhar. Mesmo com intérprete, tem dificuldade em compreender a matéria, pois seu ritmo é diferente do das outras crianças", diz. A jovem frequenta a Escola Municipal Marília Carneiro, em Goiânia, desde os três anos, quando estudava em uma sala só para crianças surdas. Dois anos depois, foi para a aula tradicional. Hoje, no 8º ano, Hozana defende o retorno de classes especiais para surdos e planeja matricular a filha no Centro Especial Elyisio Campos, escola mantida pela Associação de Surdos de Goiânia, que trabalha a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A psicopedagoga Eloisa Lima faz coro à opinião da mãe de Inara. Mestre em neurolinguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela firma que, quando se trata de aprendizagem, a surdez é a mais complexa entre as deficiências. "O surdo acaba não desenvolvendo também a fala, porque ele não ouve e perde essa base. Isso não acontece com o cego, por exemplo". A especialista explica que deficientes auditivos precisam ser estimulados por outros sentidos, como a visão e o tato. "Se a professora dá uma aula expositiva sem mostrar objetos e componentes do conteúdo, é prejudicial para o aluno ouvinte. Para o surdo é muitas vezes pior", garante.

Para Hozana, o ambiente de uma sala apenas para surdos é melhor. "Se a professora explica a matéria e ela não entende, os colegas surdos podem ajudar. Minha filha gosta muito de estudar e é bastante sociável, mas tem dificuldades em uma turma mista", afirma. Hozana acredita que a presença de um intérprete em sala de aula não é suficiente para dar conta das necessidades dos alunos. Além da cooperação entre colegas, Eloisa destaca a necessidade de a postura em uma sala de aula mista ser diferente. "A criança surda fica nervosa com excesso de movimento, luminosidade, pessoas falando sem ser em linguagem de sinais. Isso desorganiza a cabeça deles. Para aprender, precisam de foco, e esse não é o lugar apropriado", diz.
"Envolver é melhor do que segregar", diz especialista 

Para a professora Valéria Cavetta, uma das coordenadoras do projeto Libras na Ciência, da Universidade de São Paulo (USP), separar ouvintes de surdos não é a melhor alternativa para estimular a aprendizagem. "Não sou partidária da separação no contexto da educação formal nem em qualquer outro. É interessante invertermos a problemática. Precisamos nos inserir na cultura dos surdos para compreender não somente o processo de socialização deles, mas também a Libras, como se dá a comunicação e, finalmente, a aprendizagem entre surdos e entre surdos e ouvintes. Acredito que temos mais a ganhar por meio de um trabalho que envolva surdos e ouvintes do que aquele que os segregue", diz.

Valéria enfatiza, no entanto, que a inclusão de surdos na escola comum demanda a elaboração de meios que estimulem a participação e aprendizagem desses alunos. Além do ensino regular, a professora explica que os deficientes auditivos devem ter acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), um período adicional de horas de estudo. Além de momentos em que os conteúdos são ministrados em Libras, preferencialmente por um professor surdo, o AEE trabalha o ensino da língua específica e de Português, em aulas especiais para alunos com deficiência auditiva.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2010, 71.283 alunos deficientes auditivos, surdos e portadores de surdez e cegueira estiveram matriculados na educação básica, tanto em classes regulares quanto em escolas ou turmas de ensino especializado. Até 2015, todos os cursos de licenciatura e pedagogia brasileiros deverão contratar um profissional de Libras. O objetivo é auxiliar na formação dos futuros professores da educação básica.


Fonte: Portal Terra - publicado em 23/04/2012
Imagem: http://catequeseebiblia.blogspot.com/2011/09/dia-nacional-dos-surdos-o-que-comemorar.html

24/04/2012

Governo do Estado quer ampliar acesso ao ensino superior com Univesp

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou na semana passada, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, um projeto de lei para criação da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Com foco exclusivo em cursos superiores semipresenciais e a distância gratuitos, a Fundação Univesp será a quarta universidade pública estadual paulista, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O objetivo da universidade virtual será aumentar a oferta e a distribuição de vagas no ensino superior paulista, que atendem cerca de 10% dos concluintes do ensino médio no estado e estão concentradas em apenas alguns dos 645 municípios paulistas.

23/04/2012

Governo federal quer expandir Mais Educação. Inscrições para o programa terminam em 27/04

Escolas, secretarias municipais e estaduais de educação podem fazer a adesão ao programa Mais Educação até 27 de abril. São 29.308 escolas na lista de pré-selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC). A meta é ampliar o programa para 30 mil escolas em 2012, inclusive unidades situadas em áreas rurais. 

Na prática: terrário com insetos oferece oportunidades de descobertas pelos pequenos no CMEI Prof. Jayme de Oliveira e Sousa


Os alunos do Jardim II do CMEI Prof. Jayme de Oliveira e Sousa, orientados pela professora Raquel Pantaleão Luchesi, colocaram em prática a atividades proposta pela apostila (Conhecimento de Mundo Volume 2), montando um terrário com gafanhotos, formigas, besouros, tatu-bola, etc.

20/04/2012

Prefeitura de Jahu: sai edital de concurso para vários cargos na Educação e outros setores

A Prefeitura de Jahu  acaba de lançar edital para concurso público que oferece 92 vagas em diversos setores.

Os interessados podem se inscrever pelo site da Consulplan, a partir do dia 23 de abril.

As taxas para inscrição vão de R$25 a R$50 de acordo com o cargo. As remunerações variam entre R$726 e R$7 mil.

Na área educacional há vagas para intérprete de Libras educacional, monitor de alunos com necessidades educacionais especiais, secretário de escola, merendeira, professor auxiliar de Educação Infantil, professor auxiliar de Educação Básica I e II e diretor de escola.

Confira abaixo os demais cargos oferecidos pelo concurso:

11/04/2012

Solidariedade: CMEIs da Vila XV tem festa de páscoa promovida pelos alunos do Colégio Saint Exupéry


No dia 4 de abril, 50 alunos dos 7ºs anos do Colégio Saint Exupéry compareceram logo cedo à unidade escolar de Educação Infantil da Vila XV, onde funcionam o CMEI Profa. Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias (creche) e o CMEI Prof. José Jeter Rafanelli (pré-escola), trazendo em seus corações gotas de esperança para uma Páscoa mais recheada de atenção, carinho, amizade aos pequeninos de 4 meses a 5 anos de idade que frequentam diariamente a escola, permanecendo no mínimo 9 horas diárias. 

10/04/2012

Dengue: agentes de saúde fazem trabalho de conscientização na EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa


Nenhum foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, foi encontrado em vistoria realizada pelos agentes de saúde nas instalações da EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa, no Jardim São José. A atividade foi acompanhada por alguns alunos, aos quais foram mostrados os problemas mais comuns encontrados nas residências e prédios comerciais ou industriais que facilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue, e, com isso, provocam o aumento da incidência da doença nas localidades.

09/04/2012

Ensino laico e religião: gestores precisam atentar para a questão


Que mal há em rezar no horário de entrada dos alunos? Ter uma bíblia, uma imagem de um santo ou crucifixo pendurado na sala da direção ou em outro recinto escolar?

Na semana passada a diretora de uma escola estadual (foto) em Itapecerica da Serra (SP) foi afastada do seu cargo, após denúncia de que ela obrigava os alunos a rezarem o pai-nosso antes do início das aulas. A denúncia foi feita por um aluno do 9º ano que se sentia constrangido com a prática.

O fato causou grande repercussão na mídia e foram vários os meios de comunicação que noticiaram o fato, reacendendo a polêmica que envolve religião e escola.

05/04/2012

Barra Mansa ganha ovos de chocolate da Associcana


35 crianças da escola no bairro rural de Barra Mansa, que funciona como extensão do CMEI e EMEF Jayme de Oliveira Sousa, no Jardim São José, foram agraciados com ovos de chocolate, em comemoração à Páscoa, pela  Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú - Associcana.

Pré-história: projeto sobre período histórico estimula alunos na EMEF Profa. Helena de Castro Pirágine


A professora Mara Lúcia Sedmak Moretto realizou um dinâmico estudo sobre a Pré-História, parte de um projeto pedagógico sobre o tema, com os alunos do 4º Ano A, no qual foram abordados algumas características do período, como a existência dos dinossauros.

Para enriquecer as aulas, eles assistiram a vários filmes, debatendo sobre o assunto e, posteriormente, participaram de uma atividade em que podiam esculpir miniaturas de dinossauros em argila.

04/04/2012

Saúde bucal: dentista orienta crianças no CMEI Neli Nassif


Os alunos do CMEI Profa. Neli Nassif receberam a visita da dentista Maria Cecília de Carvalho Costa Soufen, na  última quinta-feira, 26/03.

A dentista fez importantes orientações aos alunos quanto à importância da higiene bucal e dos bons hábitos alimentares.















03/04/2012

EMEF Profa. Helena de Castro Pirágine recebe palestra da Fundação Amaral Carvalho


Os alunos de 5º ano da EMEF Profa. Helena de Castro Pirágine participaram de uma palestra do Programa de Prevenção do Melanoma, ministrada por profissionais do Hospital Amaral Carvalho no dia 30 de março.
Tal programa tem como objetivo transmitir informações ao maior número possível de pessoas, a fim de diagnosticar e tratar casos existentes de uma maneira precoce, além de promover a orientação e a prevenção da doença, e a conscientização sobre fotoproteção, atingindo assim indiretamente os pais e responsáveis pelos alunos.

02/04/2012

Projeto "Primeira Educação Física" ressalta importância do movimento para o desenvolvimento infantil


Sou  professor de Educação Física do CMEI Profa. Martha Vianna de Oliveira e elaborei o projeto "Primeira Educação Física", sobre o qual quero compartilhar algumas ideias com vocês. 

Certamente, concordamos que as primeiras aprendizagens humanas ocorrem por meio dos movimentos corporais, o que é exatamente a construção dos caminhos iniciais do desenvolvimento, do sujeito que inicia suas interações. Afinal, nascemos para aprender, porque aprender é o pré-requisito para a sobrevivência humana.

Pouso Alegre, Augusto Sani, Pedro Ometto e Cila Bauab encerram temporada de Viajando com Monteiro Lobato em Jahu

Aproximadamente mil pessoas compareceram às apresentações realizadas de 28 a 31 de março

A carreta-palco do projeto Viajando com Monteiro Lobato fez sua última apresentação em Jahu no Jardim Cila de Lúcio Bauab no sábado à tarde. A atração, promovida pelo  Instituto ALL de Educação e Cultura,   reuniu crianças e adultos, que puderam, em rua em frente ao CRAS do bairro, se divertir com as situações engraçadas protagonizadas pelo "Tio Barnabé" e a "Cuca", numa contação de história que mostrava que a bruxa não era tão má e incentivava hábitos de leitura e de preservação ambiental.
Crianças assistem espetáculo no Cila Bauab