29/02/2012

Máquina de quadrinhos: serviço online permite criar histórias com a Turma da Mônica

Não é de hoje que as criações do desenhista Maurício de Souza encantam a garotada. E os seus gibis, forma pela qual no Brasil são chamadas popularmente as histórias em quadrinhos, já constituem há algum tempo importante recurso para o trabalho com leitura e escrita em sala de aula.
Mas e se você, professor, pudesse levar os seus alunos para criar suas próprias histórias, utilizando personagens, cenários, objetos até os balões de fala da Turma da Mônica? Pois isto é possível.


28/02/2012

EMEF Profa. Maria de Lourdes Camargo Mello alia aprendizado e diversão em tarde de carnaval


"O objetivo dessa tarde foi mostrar um pouco da festa popular que faz parte de nossa cultura, além de divertir essas crianças...e propiciar que brincassem com as máscaras de carnaval que elas mesmas confeccionaram."




27/02/2012

CMEI Profa. Neli Nassif tem visita de rainha do carnaval

Como encerramento do Projeto "Carnaval: Viva a diversidade cultural", os alunos do CMEI Profa. Neli Nassif receberam no dia 17/02 a visita da rainha do carnaval da cidade, conheceram um pouco mais sobre esta tradicional festa popular e se divertiram fazendo folia ao som das marchinhas carnavalescas.





24/02/2012

Escrever é melhor que digitar

É o que mostrou uma pesquisa norueguesa. A explicação é simples: escrever envolve muitos sentidos e, por isso, facilitaria o aprendizado e a memorização do que é escrito.
Na sala de casa, você abre o notebook para checar alguns e-mails. Seu filho logo vê a tela e quer brincar, apertar, desenhar. O contato das crianças com teclados acontece cada vez mais cedo e ganha espaço no dia a dia.

23/02/2012

EMEF Prof.ª Helena de Castro Pirágine promove recreio em clima de carnaval

No dia 17 de fevereiro o recreio dos alunos foi bastante animado na EMEF Prof.ª Helena de Castro Pirágine. A hora do intervalo virou uma verdadeira folia com marchinhas de carnaval e brincadeiras com máscaras confeccionadas pelos próprios alunos.

Abertas inscrições para 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Estão abertas, até 30 de março, as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição dos estudantes deve ser feita pelas escolas. Podem participar alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.
Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.
Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

15/02/2012

Carnaval 2012: Cultura convida alunos das escolas municipais para Grande Matinê

Compartilhamos com vocês o convite enviado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para que os alunos e suas famílias participem no próximo sábado, dia 18 de fevereiro, da Grande Matinê que integra a programação do Carnaval 2012 em nossa cidade e que também será a culminância do projeto Carnaval e Diversidade Cultural, desenvolvido nas escolas municipais.
Clique aqui para conhecer as atrações da programação do Carnaval 2012.



14/02/2012

Site traz sugestões de atividades para o professor trabalhar o carnaval em sala de aula

Divertidas e fáceis de cantar. As marchinhas de carnaval contagiam desde os pequenos até os adultos e podem ser uma boa opção para trabalhar habilidades de leitura e produção de texto nas diversas etapas de ensino.
O site da revista Nova Escola traz um especial com reportagens e sugestões de atividades sobre o tema, além de um link com letras e vídeos das marchinhas que marcaram época e atravessaram gerações fazendo a alegria dos foliões dos bailes de carnaval por todo o Brasil.
Clique aqui para acessar o material. Vale a pena conferir.



10/02/2012

Olimpíada de Língua Portuguesa abre inscrições para curso on-line

No dia 15 de fevereiro, a partir das 14 horas, serão abertas as inscrições na Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro para o curso Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas. Realizado totalmente à distância e aberto para professores de língua portuguesa de escolas públicas, o curso tem uma carga total de 64 horas e todas as atividades poderão ser realizadas nos horários mais adequados aos participantes.
A proposta é que os educadores vivenciem, como alunos, uma sequência didática em torno de um gênero diferente dos já trabalhados pela Olimpíada. O objetivo final é escrever a resenha de um produto cultural, compreendendo quais são os princípios do trabalho com gêneros e com sequências didáticas na sala de aula. O curso também pretende ajudar a elaborar atividades e exercícios que ensinem crianças e jovens a produzir textos na escola. Denise Lotito, coordenadora do curso, explica que a única exigência para participar é que o inscrito dedique no mínimo 8 horas semanais às atividades no ambiente virtual. E além de possuir um e-mail pessoal de fácil acesso para os contatos e uma conexão estável e regular com a internet, é importante ter conhecimentos básicos para navegar na web, já que será preciso abrir e fechar links, carregar vídeos, produzir arquivos em Word e enviá-los por e-mail com as atividades solicitadas. Recomenda-se que o aluno tenha instalado no seu computador versões gratuitas de programas como Adobe Reader e Adobe Flash Player. “Também é importante saber gerenciar o tempo dedicado ao curso para que se consiga realizar as atividades nos prazos determinados”, afirmou Denise.

Para se inscrever
As pessoas interessadas deverão solicitar uma vaga por meio de link disponibilizado na página da CV (www.escrevendo.cenpec.org.br). Caso a solicitação seja aceita, o candidato receberá um e-mail com a aprovação da inscrição, devendo responder a esta mensagem confirmando o interesse pela vaga. Serão formadas duas turmas para o curso. As aulas da primeira, com 680 vagas, começam em 27 de fevereiro se estendendo até 29 de abril. Já as atividades da segunda turma, com 720 vagas, começam no dia 30 de abril, indo até 01 de julho. Para mais informações escreva para escrevendocursos@cenpec.org.br

09/02/2012

XV OBA: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica inscreve até 13/03

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica - OBA.
Podem participar alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições vão até o dia 13 de março e as provas, divididas em quatro níveis, serão realizadas no dia 11 de maio. Cada prova terá dez perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia.
De acordo com o site da OBA, a olimpíada ocorre totalmente dentro da própria escola e tem uma única fase, que é realizada dentro de um só ano letivo, para que os certificados e medalhas sejam recebidos pela escola no mesmo ano letivo. 
Ao final da competição, todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e informação sobre alguma medalha que tenha conquistado. Professores e diretores de escola envolvidos no processo recebem os seus certificados. A escola participante também recebe um certificado com o nome dela. 
Escolas que participaram da edição da OBA do ano passado não precisam se recadastrar para participar em 2012.  Já as escolas que estavam cadastradas para participar da OBA em 2011 e não participaram estão recebendo pelos correios um convite para participar novamente este ano, mas para participar precisam devolver o convite por correio ou fax.  As escolas que nunca participaram da OBA podem preencher a ficha de cadastro neste site até 13 de março 2012. Cadastrando-se para participar da OBA a escola está automaticamente cadastrada para participar da MOSTRA DE FOGUETES
Veja todos os detalhes no regulamento da OBA

Texto: Fernanda Élle/SME-Jahu
Fonte e imagem: Divulgação OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica 

07/02/2012

Ainda há vagas para curso de extensão em Conselhos Escolares do MEC

Técnicos das secretarias municipais e estaduais de educação de 16 unidades da Federação terão formação sobre conselhos escolares oferecida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao todo, 1.500 vagas estão disponíveis para o curso Formação Continuada em Conselhos Escolares, de extensão a distância, que será administrado em duas fases.
A UFC é a instituição responsável pela oferta do curso para os candidatos selecionados dos seguintes estados: Ceará, Maranhão, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul. As inscrições continuam abertas até a próxima sexta-feira, 10, e o curso terá início no dia 15 de fevereiro. Há 250 vagas disponíveis para cada fase do curso, que terá duração de 80 horas cada uma. As inscrições devem ser feitas via internet .
A UFSCar é a responsável pela oferta do curso para os selecionados em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. São 1 mil vagas ao todo. Na UFSCar, cada fase terá duração de 100 horas. O curso foi iniciado no dia 1º de fevereiro, mas ainda há vagas para os técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que podem se inscrever pela página do curso na internet. O município de Jahu já tem os seus representantes matriculados.
O objetivo da formação é contribuir para o debate e o aprofundamento do princípio constitucional da gestão democrática da educação, especialmente no que concerne à participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares. O curso faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica do MEC. 

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Clique aqui para ver as informações gerais e a organização curricular do Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares da UFSCAR.


Fonte: Assessoria de Imprensa da SEB/MEC
Imagem: Site UFSCAR

06/02/2012

Motivação para professores, moral e ética num tempo de violência e drogas

Vivemos num tempo em que o tráfico de drogas nas escolas está cada vez mais presente. Quando traficantes se infiltram entre os alunos se percebe, claramente, que drogas e violência estão muito associadas. Isto fica mais claro quando se observa o crescente número de escolas em que a droga está claramente presente. Em muitas delas diversos professores e funcionários já sofreram agressões, não raro, pelos próprios alunos.
Então me surge a pergunta: como trabalhar a motivação dos professores, com tantas dificuldades como estas? Fico cada vez mais impressionado com o agravamento do problema das drogas, da corrupção e da violência.
A mais alta tecnologia está sendo aplicada com fins criminosos. A preocupação se justifica, porque o problemas está, cada vez mais, fora de controle. As drogas já se constituem numa verdadeira epidemia no mundo inteiro. As escolas e seu ambiente se tronam um alvo cada vez mais importante, por que os alunos, especialmente crianças e adolescentes são visados como consumidores em potencial.
O psicólogo Deroní Sabbi
Numa situação complexa como esta é preciso inserir nas palestras sobre motivação para professores, questões como a responsabilidade nossa e também dos mestres na minimização dos fatores que abrem espaço para estas ameaças.
Refiro-me à hipocrisia de nossa sociedade. Dela fazem parte os pais e mestres, ao lado das autoridades políticas e das liderança sociais.
 Não é raro vermos pessoas combatendo as drogas com um cigarro numa mão e um copo de bebida alcóolica no outra. Tanto o cigarro quanto o álcool também são drogas das mais destrutivas. O cigarro é a maior causa evitável de morte precoce por câncer e doença cardiovascular. O álcool é a causa que mais afasta pessoas do trabalho na America Latina. Muitos estudos evidenciam que as drogas abrem as portas para problemas sérios de saúde que pioram a qualidade de Vida, gerando crimes, corrupção e violência, e morte antecipada. Algumas drogas são socialmente aceitas e circulem livremente nas festas e convívios sociais, inclusive entre alunos e professores.
Os professores, ao utilizarem o cigarro e o álcool, publicamente, mostram um padrão de dependência similar ao apresentado pelos viciados em drogas ilícitas. Estudos mostram nitidamente a correlação das drogas permitidas com as drogas ilícitas.
Evoco uma situação que chegou recentemente ao meu conhecimento. Professores de uma escola estavam no aniversário de uma aluna. Certa mãe-professora falou, na frente de todos, a uma criança:
 - Minha filha, por favor, traz um cigarro pra mãe?! Acende pra mãe, tá?
E a filha, de 8 anos, obediente, colocou o cigarro na boca, acendeu, deu a primeira tragada para testar se estava aceso, e trouxe para sua mãe.
 São dispensáveis os comentários, não são?... 
 No dia seguinte o diretor da escola chamou a professora-mãe para conversar a respeito da importância do exemplo.
Gandhi era muito respeitado como conselheiro. Procuravam-no pessoas com problemas de toda espécie. Conta-se que, uma vez, recebeu uma mulher que veio lhe pedir ajuda. Seu filho era obeso e consumia muito açúcar. É claro que isto lhe fazia muito mal. Gandhi ouviu a mulher, em silêncio, e lhe pediu que voltasse 3 semanas depois. A mulher, acompanhada do filho, retornou à sua cidade de origem a centenas de quilômetros. Três semanas depois retornou com seu rebento. Gandhi, então, se abaixou, colocou-se de cócoras diante do menino e, olhando bem nos seus olhos, disse:
- Meu filho, não coma mais açúcar! Isto lhe faz muito mal. 
A mulher ficou enraivecida. Olhou para Mahatma Gandhi e perguntou-lhe com irritação:
- Mas porque o Senhor não disse isto há três semanas atrás? Tive que voltar de tão longe e enfrentei tanta dificuldade para estar aqui, só para ouvir o que podia ter dito de inicio!
E Gandhi lhe respondeu:
-Minha senhora, há três semanas atrás eu ainda consumia açúcar.
Mas, eu não estou aqui para falar do açúcar. Embora não tenha a menor dúvida, que se trata de uma droga, também viciante e muito nociva, visto ser responsável pelo aumento alarmante da obesidade, do diabetes, e outras enfermidades importantes.
Quero, apenas, enfatizar, o que Gandhi quis dizer àquela mulher. Na sua coerência, quis mostrar que não adiantava pregar com “falsa moral”. Falar uma coisa e fazer outra produz um efeito contrário ao que se apregoa.
Isto é perfeitamente aplicável ao problema das drogas. Diversos estudos mostram que a raiz do problema das drogas está na desestruturação familiar e na falta de uma educação emocional. Há uma falsa moral quando pessoas que chamam para si a vocação de educar, dão demonstração de dependência de álcool, de fumo, de consumo excessivo de refrigerantes, chocolate e outros produtos que sabidamente são prejudiciais à saúde.
No entanto, sabemos dos bons exemplos de outros tantos pais e mestres mais conscientes, pois como sinaliza um antigo pensamento chinês: “Um exemplo vale mais do que mil palavras”. Quando se fala uma coisa e se faz outra, o que se imprime na mente do educando é o exemplo do educador. E isto é uma evidência da falta de educação emocional. 
Então, quando me refiro a estes pontos, nas palestras de motivação para professores, lembro que nossa educação tradicional, ao combater os males que se apresentam, direcionada muito sua atenção à parte lógica, racional, e à condição técnica de cada área, que fica muito segmentadas e dissociadas em suas partes. O resultado é a criação de técnicos geradores de capital e não de seres humanos conscientes. Muitas vezes as ações para combater estes males se direcionam às consequências e não às causas.
Quando olhamos questões como as drogas e a violência, não estaríamos nós olhando apenas para as consequências?
Na maioria das vezes, pouco nos preocupamos com uma educação das emoções e com o desenvolvimento de atitudes e valores desde a mais tenra idade. Esquecemos que as crianças e jovens de hoje farão a sociedade de amanhã. Por isto, lembro uma vez mais que nada os educa mais do que o exemplo. Nada mais oportuno do que lembrar o conhecido ditado de que “A palavra mostra, mas o exemplo arrasta”.
Albert Einstein, quando viu seus conhecimentos serem aplicados para a construção da bomba atômica que dizimou Hiroshima e Nagazaki, contrariando o mais básico princípio de ética e solidariedade humana, falou: “- Há duas coisas de que tenho convicção: da infinitude do Universo e da estupidez humana, mas da primeira não tenho certeza absoluta...”
Ocorre-me, então, a pergunta: - O que cada um de nós está fazendo para minimizar a estupidez humana de que fala Einstein, e aumentar o bom senso e a sabedoria que nos faz parte de uma humanidade mais saudável e virtuosa? Estaríamos, nós, esperando que alguém faça a mudança que cada um de nós precisa fazer? 
Estaria, Einstein, se referindo às atitudes e aplicação da inteligência, sem nenhum respeito ao ser humano, e sem nenhuma sabedoria?
 Não é preciso ser muito inteligente para perceber que é isto o que faz uma grande diferença. Estas atitudes e esta sabedoria se manifestam mais facilmente, quando a educação emocional está presente. Ela implica no desenvolvimento da consciência, no autoconhecimento, o auto-controle, a boa administração das emoções, da empatia e de uma liderança e cooperação humanitária. Mas, sabemos que isto só é efetivo quando há exemplos consistentes. Se a educação das emoções proposta pelo modelo da inteligência emocional é a chave para uma ação mais responsável e ética em todos os níveis, o que por si só atuaria como um antídoto para a corrupção, originando uma sociedade mais humana e justa, porque não investimos mais nisto?
Quando percebemos que estamos vivendo num mundo com tantos problemas, onde a maioria se sente impotente para mudar as coisas, os professores precisam ser colocados a par da importância da `` resiliência,`` um termo que vem da física, e que é, hoje, aplicado ao comportamento humano. Representa a resistência e flexibilidade que precisamos ter em situações de dificuldade e de crise. Ou seja, precisamos nos fortalecer e ter em mente o que queremos e para onde queremos ir. Esta capacidade se desenvolve na prática, quando lidamos com os problemas. É nas crises que mais aparecem nossas atitudes, por que somos bservados por aqueles que nos tomam como exemplos. Nestas situações, mais do que nunca, os mestres precisam ser um exemplo. Nas menores atitudes do seu dia a dia, podem inspirar os seus alunos a viverem uma vida saudável, com valores elevados, à luz da moral e da ética.
Então, quando falamos em motivação para professores,precisamos lembrar que suas ações inspirarão os alunos que não vem à escola apenas para aprender conteúdos, mas também para buscar orientação na escolha de seus caminhos e da maneira de viver sua vida. Gandhi enfatizou este ponto quando afirmou: ”Sejamos a transformação que desejamos para o mundo”. Isto deixa claro, que devemos começar por nós mesmos. Precisamos ser coerentes com aquilo que queremos ensinar. Isto cabe aos pais, que são a primeira influência na formação do caráter dos filhos, e cabe aos professores, que irão reforçar as influências positivas ou negativas que as crianças trazem do berço familiar.
Vocês conhecem a metáfora do Beija-Flor? Com seu pequeno bico trazia água do lago, gota a gota, tentando apagar um incêndio na floresta. O macaco que o observava o contestou:
- Mas que bobagem, Beija-Flor, você nunca vai conseguir apagar o fogo da floresta.
Ao que o passarinho respondeu:
- Eu sei... mas estou fazendo a minha parte. Você está fazendo a sua?
Com freqüência sou convidado a falar sobre moral, ética na educação, e motivação dos pais e professores.
Costumo repetir o que ouvi de um mestre e amigo:
 “O que é ética, em termos bem simples de modo que possa ser entendido tanto pelos pais e professores quanto pelos educandos? 
Ética é fazer aos outros só aquilo que queremos, seja feito a nós mesmos.
Moral é não precisar fazer nada escondido. O que precisa ser feito às escondidas, pode não ser moral.“
Para instigá-los à reflexão, eu lhes pergunto:
 - Se hoje são conhecidos procedimentos que podem atuar no cultivo e desenvolvimento de valores e melhores atitudes, desde a mais tenra idade, ao invés de priorizar apenas a inteligência e a lógica, porque não se trabalha mais efetivamente a educação emocional?
Para sermos respeitados precisamos ter moral. Para ter moral, precisamos dar exemplos. Só o bom exemplo inspira o respeito.
Na realidade isto parece fácil mas não é. Muitos se acomodam, por que não sabem ou não tem a energia suficiente para começar. Um bom começo é reexaminar o que pensamos, o que sentimos, o que fazemos e como o fazemos, em nosso. O primeiro passo é refletir sobre nossas atitudes.
Na luta por sermos melhores educadores não há espaço para o comodismo e alienação. Trata-se de um exercício e um aprendizado diário que exige esforço e persistência. Mas é o único caminho para cada um tornar-se, primeiro um ser humano melhor, e segundo, um líder educacional, capaz de influenciar positivamente o ambiente em que vive.
Certa desembargadora, assim concluiu uma palestra sobre drogas:
``Não pode haver nada pior do que um bom conselho...” e após um momento de silêncio, completou: “...seguido de um mau exemplo.”
Faço minhas as suas palavras.

Obrigado pela atenção.
Deroní Sabbi,
palestrante, psicólogo e estudioso de neurociência
www.sabbi.com.br

03/02/2012

SME-Jahu inscreve para curso de inglês gratuito até dia 10/02

A Secretaria Municipal de Educação de Jahu está com matrículas abertas para o curso gratuito de inglês para os alunos da rede Municipal de Ensino. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 10/02, na sede do Espaço Lúdico e Cultural (veja endereço abaixo).
Sob a coordenação da professora Ana Luiza Rossati Pires de Campos, o curso, oferecido desde 2009, está dividido em três níveis do aprendizado do idioma (Básico I, II e III) e atende os estudantes da Rede Municipal de Ensino, de 6 a 14 anos, no período de seu contraturno escolar (manhã ou tarde).
Segundo a professora, o trabalho é baseado no método comunicativo de linguagem e tem por objetivo desenvolver as habilidades de escrita, conversação e audição do idioma. 
Para se inscrever basta comparecer ao local munido de comprovante ou declaração que possui matrícula em uma escola municipal.
Mais informações podem ser obtidas no Espaço Lúdico e Cultural, que fica na rua Sete de Setembro, 309, Centro, Jaú – SP. O telefone é o (14) 3621-1444.

02/02/2012

Centrinho de Bauru inscreve para curso de Libras até 08/02

Até o dia 8 de fevereiro, estão abertas as inscrições para três novas turmas do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP e a Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf). A capacitação é destinada aos profissionais de educação e saúde que atuam com pessoas com surdez e a outros interessados.
A ficha de inscrição está disponível no site da Fundação (clicar em “Curso de Libras” e depois em “Ficha de Inscrição”). As vagas são limitadas. A Funcraf fica na Rua José Ferreira Marques, 10-54, Vila Universitária, Bauru. O Centrinho, onde o curso será ministrado, está localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (14) 2106-0911; e-mail: marketing@funcraf.org.br

Educajaú: blog terá artigos e notícias sobre Educação em geral

Mais sugestões de atividades, projetos pedagógicos e informações sobre cursos e assuntos em geral relacionados à Educação. Professores e outros leitores do nosso blog pediram e o Educajaú passa, a partir de hoje, a publicar artigos e notícias ligados ao universo do educador.
O blog, assim, pretende contribuir para os debates na área e a atualização dos profissionais, trazendo para os leitores conteúdos relevantes e de destaque na mídia sobre Educação.
Também o espaço para as escolas municipais de Jahu e seus professores mostrarem seus projetos e realizações está garantido no blog em 2012. Para isso, os interessados devem encaminhar seu material - pode ser uma dica de artigo, recurso didático, atividade, curso ou projeto (com texto, imagem ou vídeo) - para o e-mail: educacaojau@gmail.com, aos cuidados da professora e jornalista Fernanda Élle.
Cara nova: blog deverá ganhar novo visual em breve



Texto e imagem: Fernanda Élle/SME-Jahu

01/02/2012

Rede municipal: 12 mil voltam às aulas hoje

Após um merecido período de férias, professores, funcionários e alunos retornam hoje (01/02) às atividades na Rede Municipal de Ensino de Jahu.
A novidade este ano fica por conta da introdução das aulas do programa Ler e Escrever para os estudantes de Ensino Fundamental e de aulas de Arte e Educação Física, com professores especialistas (PEBII), para  os alunos das classes regulares de Educação Infantil, com exceção das salas de berçário e maternal, que têm atividades educativas e de cuidados mais específicos com a criança. Nas escolas de Educação Infantil que atendem em período integral, além de Arte e Educação Física, os alunos também terão aulas de Inglês e de Valores. A medida foi tomada para adequar a grade curricular à exigência da exigência da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que prevê que os professores tenham 1/3 de sua jornada de trabalho para estudo e preparação de aulas.
Na Rede Municipal de Ensino de Jahu aproximadamente 8.800 alunos encontram-se matriculados em escolas de Ensino Fundamental e 3.500, de Educação Infantil.


Texto: Fernanda Élle/SME-Jahu
Imagem: Luiz Carlos Oliveira/PM-Jahu