27/10/2011

A bruxa tá solta: Espaço Lúdico e Cultural promove 2ª Festa de Halloween

Uma verdadeira convenção de bruxas, esqueletos e monstros chamou a atenção de quem passou pela rua Sete de Setembro, entre as ruas Lourenço Prado e Visconde do Rio Branco. É que ontem à tarde os alunos do curso de inglês básico, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação nas dependências do Espaço Lúdico e Cultural, reuniram-se para comemorar o Halloween.
Sob a coordenação da professora de inglês Ana Luiza Rosatti Pires de Campos e com o apoio de toda a equipe do Espaço Lúdico e Cultural, os alunos se divertiram comemorando, pelo segundo ano consecutivo, a data festiva tradicional da cultura americana com doces e muitas brincadeiras.


Texto e Imagens: Fernanda Élle






Projeto "O Futuro Sem Câncer": escola promove passeata educativa na Vila Ribeiro


A EMEF ''Profª Daltyra de Toledo Castro" faz passeata pelo bairro informando aos moradores sobre a importância do Projeto "O Futuro Sem Câncer". Finalizaram com bilhetes e cartas entregues às famílias.


Texto e Imagens: EMEF "Prof.ª Daltyra de Toledo Castro"








26/10/2011

Projeto de Educação Patrimonial é destaque em Congresso de Educação em Bauru

Os professores Maria Luísa Toledo Pelegrina e Guilherme Eduardo Almeida Prado de Castro Valente, que respondem, respectivamente, pela autoria/coordenação e supervisão do projeto "Educação Patrimonial: Conhecer para Preservar", estiveram na tarde de ontem no campus da Unesp, em Bauru, participando do 1º Congresso Municipal de Educação de Bauru.
O trabalho "Educação Patrimonial em Jaú: Arte e Afetividade", baseado nas atividades do projeto que é desenvolvido desde 2010 com os alunos de 4º ano das escolas municipais, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, foi um dos selecionados para as apresentações do eixo temático Educação, Arte e Movimento do Congresso.
Valente apresentou ao público presente como o projeto tem trabalhado a questão do resgate histórico e da identidade local com as interpretações sobre o patrimônio, tipos de arquitetura e técnicas artísticas. "Conhecer para preservar é divulgar principalmente o patrimônio edificado do município por meio de atividades ministradas pelos professores de Educação Básica e de Artes da Rede Municipal de Ensino, favorecendo o conhecimento por parte do jovem da paisagem urbana construída ao longo dos anos, a atribuição de simbolismo emocional e a apropriação do patrimônio histórico", ele explica. Nesse sentido, a professora Malu  ressalta a importância dos passeios de visita aos pontos históricos do centro da cidade. "É emocionante ver despertar a curiosidade nos olhos dessas crianças. Algumas jamais entraram sequer na Igreja Matriz (Nossa Senhora do Patrocínio) que, além de ser um dos mais importantes monumentos históricos de Jahu, é o cartão postal da cidade", ela conta.
O projeto está dividido em três fases: 
1. Pesquisa e reflexão: onde são apresentadas fotografias antigas e pesquisadas as suas características arquitetônicas;
2. Passeio histórico: visita guiada com o historiador Júlio Polli pelos pontos históricos da cidade e edificações pesquisadas anteriormente;
3. Culminância: apropriação do objeto de estudo com a produção de painéis, utilizando as mais diversas técnicas de Arte com as interpretações e demonstrações de afeição relacionadas ao patrimônio local.
De acordo com Malu, a culminância se dará com a exposição dos painéis feitos pelos alunos no Museu Municipal no mês de novembro. "Estamos ainda fechando a data para a abrir a exposição, mas provavelmente será na segunda quinzena do mês que vem", diz a professora de Arte.
Satisfeitos com os bons resultados do projeto, os dois tem mais um motivo a comemorar. É que o professor Guilherme Valente teve o trabalho "A Educação Patrimonial em Jaú: Relatos das experiências nas zonas rural e urbana" aceito no VII Seminário Nacional do Centro de Memória "Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades", que o Centro de Memória da Unicamp realizará em fevereiro de 2012.

Texto: Fernanda Élle/SME-Jahu
Imagens: Fernanda Élle/SME-Jahu e Óscar Curros/ http://oscarcurros.com




Prevenção do Câncer Ginecológico tem ação especial em Jahu

Apresentação oficial do projeto "O Futuro Sem Câncer" acontece hoje, às 20h, na Câmara Municipal de Jahu


O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico da Fundação Amaral Carvalho (FAC) em parceria com a Universidade Corporativa da instituição, Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Diretoria Regional de Ensino, Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral e instituições particulares de ensino, desde março deste ano, trabalha no projeto "O Futuro Sem Câncer", com o objetivo de conscientizar alunos das escolas de Jaú (SP) e seus familiares sobre a importância da prevenção do câncer ginecológico.
De acordo com a coordenadora do projeto, a oncoginecologista Lenira Maria Queiroz Mauad, além de informação sobre a doença e as medidas de prevenção, o projeto visa criar entre a população o hábito de identificação de fatores de risco. 

Semana do Futuro Sem Câncer
Professores de Jaú foram treinados por profissionais da FAC durante os meses de agosto e setembro e, junto aos diretores e coordenadores, receberam camisetas alusivas ao projeto. Ao todo foram envolvidos 800 educadores. Durante esta semana (de 24 a 28 de outubro), mais de 25 mil alunos da rede de ensino da cidade são orientados sobre o câncer do colo do útero. "O material de apoio (cartilhas e folders explicativos) destinado aos estudantes é didático e adequado a cada faixa etária que o projeto abrange", explica Lenira. Nesta quarta-feira (26) será realizada uma cerimônia na Câmara Municipal de Jaú, a partir das 20 horas, para apresentação do projeto e de todos os envolvidos na elaboração do mesmo. Estarão presentes os parceiros e convidados da área de saúde e educação. "É uma maneira de agradecer a todos que colaboraram e situar as pessoas quanto ao andamento do projeto", completa a oncoginecologista.

SAIBA MAIS
Programa de Prevenção
O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico da Fundação Amaral Carvalho, atuante há 17 anos, é uma iniciativa do HAC em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, responsável pela realização de atendimentos no posto fixo, nas dependências do hospital e nos postos de saúde da cidade. 
Inicialmente, o Programa consistia na realização de exames de Papanicolau. A partir de 2003, começou com o rastreamento do câncer do endométrio, e há cinco anos, com o rastreamento de lesões precursoras do câncer de vulva. Mulheres que apresentam alterações são encaminhadas para o Ambulatório de Ginecologia Preventiva para complementação diagnóstica e tratamento ambulatorial. 
Lenira, que também é coordenadora do Programa, explica que graças às ações de prevenção e detecção precoce, o câncer de colo do útero na cidade está controlado. "Temos índices de países de primeiro mundo que, com este tipo de câncer controlado, se preocupam com o rastreamento do segundo tipo de câncer ginecológico mais preocupante, que é o do endométrio." 
Em 17 anos de atuação o Programa: 
  • cadastrou 65.088 mulheres; 
  • reduziu em 57% os índices de mortalidade e 68% a incidência do estadio avançado; 
  • aumentou em 60% a detecção dos casos iniciais. 
Estes resultados levaram ao aumento dos índices de sobrevida e também a possibilidade de preservação do útero e da capacidade de reprodução das mulheres após tratamento da doença.


Texto e Imagem: Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho

24/10/2011

"Vida de circo": alunos viram artistas por um dia na EMEF "Prof. Enéas Sampaio Souza"

Como fechamento/encerramento da Unidade 2 “Vida de circo”, do 2º bimestre, partindo de suas experiências e fantasia, os alunos do 3º Ano A da EMEF “PROF ENÉAS SAMPAIO SOUZA” produziram e apresentaram um espetáculo de circo. O Circo Alegria teve várias atrações: palhaços, mágicos, domador de leões, bailarinas, mulher elástico, trapezistas, atração musical com "Exaltasamba" e o incrível "Homem Bala". 
Colaboraram também o apresentador, os ajudantes de picadeiro e o bilheteiro/porteiro que passou convidando alunos de outras classes distribuindo ingressos. 
Os pais e a direção da escola também compareceram e prestigiaram a criatividade e o talento desses alunos. 

Texto e Imagens: Prof.ª Gláucia Maria Calderan Bebber












Universitários devem apresentar comprovante de frequência para receber auxílio transporte

Dos cerca de 250 estudantes cadastrados para receber o auxílio transporte universitário, 109 estão com pendências junto à Prefeitura de Jahu. A informação é do Departamento de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, para obter o benefício é necessário que o cadastrado apresente mensalmente comprovante de frequência da faculdade ou instituto de ensino superior que se encontre matriculado. "Esta é uma medida necessária para que a Prefeitura possa ajudar quem realmente está estudando", afirma Candarolla, ressaltando sua preocupação em evitar fraudes no pagamento do benefício.
O Secretário ainda informa que os pagamentos das bolsas se encontram em dia e são realizados nas duas últimas semanas do mês. "Assim que os estudantes apresentam seus comprovantes de frequência, remetemos uma planilha com os dados dos beneficiados para Secretaria Municipal de Economia e Finanças, órgão responsável pelos pagamentos da Prefeitura, que os têm feito em dia", ele explica. 
Em caso de dúvida ou qualquer problema o estudante deve procurar o Departamento de Transporte Escolar para obter o seu esclarecimento ou averiguar sua situação.
A Secretaria Municipal de Educação fica na Rua Riachuelo, 592. O telefone é o (14) 3602-0777.

Saiba mais sobre o Auxílio Transporte Universitário
De acordo com o Decreto n° 6021/2010, têm direito ao benefício os alunos que frequentam cursos de graduação superior nas cidades vizinhas que não existam os equivalentes em Jaú e que atendam aos seguintes requisitos: 
• ser brasileiro nato ou naturalizado; 
• residir em Jaú; 
• estar matriculado e frequentando regularmente a instituição de ensino a que estiver vinculado; 
• ter idade mínima de 18 anos. 
A concessão do Auxílio Transporte é feita de acordo com o artigo 2° da Lei Municipal 2425/87, proporcionalmente para atender os mais necessitados e o montante despendido, obedecendo-se os seguintes critérios: 
• 70% do custo para os alunos de renda familiar entre zero e dois salários mínimos mensais; 
• 50% do custo para os alunos de renda familiar entre três e quatro salários mínimos; 
• 30% do custo para os alunos de renda familiar entre cinco e sete salários mínimos.

Situação de cadastrados do Auxílio Transporte Universitário*
Bauru: 139 cadastrados - 58 com pendências
Araraquara: 62 cadastrados -  36 com pendências
Barra Bonita: 30 cadastrados - 13 com pendências
São Carlos: 8 cadastrados - 1 com pendências
Pederneiras: 5 cadastrados - 1com pendências

* Consulta realizada em 24/10/2011.

21/10/2011

Dia das Crianças na EMEF "Prof.ª Daltyra de Toledo Castro"

O dia das crianças da EMEF "Profª Daltyra de Toledo Castro" foi muito divertido!!!Houve apresentação dos 1º/2º anos dos alunos da Profª Daiana C.C. Della Iglezia, de um programa de TV: "Programa do JULIO", com entrevista da dupla "Tô indo e Tô voltando". Na sequência da festa, houve apresentação do circo, com os alunos do 3º ano da Profª Rosemary B. G. Ribeiro, com todos caracterizados para dar graça e realidade ao show. Finalizando com a participação de um mágico e entrega de presentes. Aprendizado e diversão, sempre juntos nas comemorações da EMEF Daltyra.

Texto e imagens: EMEF. Prof.ª Daltyra de Toledo Castro










Projeto Contadores de História se apresenta na EMEF “Prof.ª Helena de Castro Pirágine”

A EMEF “Profª Helena de Castro Pirágine” recebeu com muita satisfação o Projeto “Contadores de História”, que se apresentaram para todos os alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs Anos dos dois períodos. 
Esse Projeto é do Sesc de Araraquara e os atores encantaram a todos com a história narrada por eles e a performance apresentada. Contaram sobre as princesas e outras versões sobre as mais famosas histórias, como, por exemplo: da Branca de Neve, da Cinderela e da Sereia. 
Uma característica do Projeto, além de estimular a criatividade das crianças perante as novas versões das histórias tradicionais, os atores prendem a atenção de todos pela desenvoltura com que se apresentam. 
Os alunos se divertiram e riram muito, participando e interagindo com os atores. 
É uma excelente iniciativa proporcionar essas atividades para as escolas, pois só vêm a enriquecer o trabalho em sala de aula, onde é possível uma ampla exploração a respeito do que as crianças tiveram a oportunidade de assistir. 

Texto e imagens: EMEF “Profª Helena de Castro Pirágine”











19/10/2011

Projeto "Coração que Bate e Sente" promove campanha de corte de cabelo e curso de manicure e pedicure

O Projeto "Coração que Bate e Sente" realiza em parceria com o Proip e a escola de cabeleireiros Tide a I Campanha de Corte de Cabelo com os alunos do projeto, que se encontra sediado no Jardim Maria Luiza IV.
Os cortes serão realizados, com a autorização dos pais ou responsáveis, nos dias 24 (das 13h às 16h30min) e 26 de outubro (das 8h às 11h) na sede do projeto.

Novo curso
No dia 24, também na sede do projeto, um novo curso terá início: o de manicure e pedicure, com a voluntária Sílvia Pires. A iniciativa visa ensinar às jovens, mães de alunos e demais interessados os procedimentos básicos da profissão, bem como os cuidados de higiene e esterilização de materiais.
Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora do projeto, Ana Maria Sachetto, pelo telefone: (14) 9731-9864.

15/10/2011

Aprender ensinar


Ensinar não é só ler
Reler, repetir e reprovar
É olhar no olhar do aprendente
Enxergar e tentar entender o seu mundo

Ensinar é aprender novamente
Tudo aquilo que já pensávamos saber na vida
Ensinar inclui inclusive aprender
Com quem ensinamos

Assim, quando notamos
Que aquele alguém está
Aprendendo o nosso saber
Ficamos ainda, com mais sede dele

Pois, o nosso conhecimento
É igual a uma fonte que jorra
Quanto mais campos atingem
Mais frutos farão brotar
Nos caminhos percorridos

Ao aprendiz eis que apresentamos:
- Olhe o futuro,
Ele te sorri
Chama-te
E se aproxima lentamente de ti
Mas saiba que:
A escola é a sua única porta de acesso a ele
E o conhecimento é a chave para abri-lo

                                
Autor: Marcos José Gomes Santana
Diretor de Educação Infantil

            Homenagem a todos os docentes da Rede de Ensino Municipal de Jahu e em especial às professoras dos Cmeis: “Professor: Antônio Souza Amaral” e Professora: Dilce de  Silos Mayriques”

11/10/2011

Dia da Criança é comemorado na EMEF “Prof.ª Helena de Castro Pirágine”

Em comemoração ao Dia da Criança, a EMEF “Profª Helena de Castro Pirágine”, proporcionou uma série de atividades recreativas, além de um cardápio especial a todos os alunos da escola ao som de músicas infantis. 
Todos se divertiram muito nos brinquedos: cama elástica e inflável. Houve muita interação entre os professores, alunos, funcionários, que aproveitaram esse dia diferente para exercitar a arte de brincar, onde pudemos observar nitidamente a socialização em sua forma mais plena e saudável. 
Quanto à alimentação foram servidos cachorro-quente, groselha e algodão doce. Foi uma festa geral entre as crianças, que se deliciaram com tudo. É muito importante destacar o empenho e a dedicação também das nossas merendeiras que prepararam tudo com o maior carinho e puderam contar inclusive com a ajuda de funcionários na distribuição e no preparo do algodão doce. Parabéns a todos e que muitos “Dias da Criança” venham, sempre com muita alegria! 























Texto e imagens: EMEF “Profª Helena de Castro Pirágine”