29/08/2011

Alunos da EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro" visitam o Museu da TAM


Conhecer de perto o hidroavião Jahu, sua história e curiosidades. Este foi o objetivo que motivou a EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro", localizada no Jardim Pedro Ometto, a levar uma turma de alunos até o Museu da TAM, no município de São Carlos.
Segundo conta a diretora da escola, Ruth de Souza Antonio Pires, os estudantes ficaram encantados com a aeronave que foi utilizada na aventura histórica da travessia do Atlântico Sul pelo aviador jauense João Ribeiro de Barros.
A garotada também teve oportunidade de conhecer histórias de outros importantes aviadores, como o "pai da aviação brasileira", Santos Dumont e seu 14 bis.
Aviões como o CAP-4, o "paulistinha", o Cessna 140A pilotado por Milton Verdi e os modelos usados durante a Segunda Guerra Mundial estão entre as aeronaves do acervo do museu que mais chamaram a atenção dos alunos.




















Texto: Fernanda Élle - Imagens: EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro"

25/08/2011

Educação patrimonial resgata história de Jahu


Com o objetivo de despertar a sensibilidade da criança para o conhecimento histórico da cidade, buscando o desenvolvimento de formação de identidade e cidadania, a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove pelo segundo ano consecutivo o projeto "Educação Patrimonial".
A iniciativa, dirigida aos alunos dos 4ºs anos das escolas municipais, é coordenada pela professora Maria Luisa Assis Toledo Pelegrina, com a supervisão do professor Guilherme Eduardo Almeida Prado de Castro Valente e a monitoria do historiador Júlio César Polli, que é quem se encarrega de percorrer a cidade com a garotada, mostrando seus casarões antigos e seus marcos históricos, como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio e antiga estação de trem de Jaú.
A exemplo do que ocorreu o ano passado, uma mostra com os trabalhos dos alunos que participaram do projeto deverá ser organizada no encerramento do projeto, previsto para acontecer entre os meses de outubro e novembro.










Texto: Fernanda Élle - Imagens: Malu Pelegrina

24/08/2011

Prefeitura faz entrega coletiva de uniformes no sábado

A Secretaria Municipal de Educação informa que no próximo sábado, dia 27, a partir das 14h, haverá solenidade de entrega dos uniformes escolares no Ginásio de Esportes Flávio de Mello às escolas que ainda não receberam os kits, que estavam sendo distribuídos nas unidades escolares. 
Todos os alunos da Rede Municipal de Ensino (cerca de 12 mil estudantes matriculados) estão recebendo neste mês de agosto um kit do uniforme escolar, contendo, de acordo com a idade/série em que estuda: 
· Kit bebê (creches): 1 agasalho, 1 calça, 2 camisetas manga curta, 1 camiseta manga comprida, 2 pares de meia, 1 par de tênis, 1 par de papete e 1 bolsa (mochila); 
· Kit Infantil (pré escola) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano): 2 camisetas manga curta, 1 camiseta manga comprida, 1 jaqueta, 1 calça, 1 bermuda (meninos), 1 short-saia (meninas), 2 pares de meia, 1 par de tênis, 1 par de papete e 1 bolsa (mochila). 
Na mesma oportunidade, haverá apresentação do grupo Circênico e entrega de algodão doce e pipoca para as crianças. 
Segue abaixo lista das escolas que irão receber os uniformes no sábado: 
1. EMEF “Prof.ª Alvarina Bizarro de Souza” – Jardim Sanzovo (Santa Helena); 
2. EMEF “Prof.ª Carlota Meira Marsíglio” – Jardim América; 
3. EMEF “Prof.ª Norma Botelho” – Jardim Brasília (CAIC – 6º ao 9º ano); 
4. EMEF “Laudelino de Abreu” – Vila Netinho; 
5. EMEF e CMEI “Prof.ª Maria de Lourdes Camargo Mello” – Jardim Jorge Atalla; 
6. EMEF “Prof.ª Maria de Magalhães de Castro” – Jardim Pedro Ometto; 
7. EMEF “Prof. Mário Romeu Pelegrino” – Jardim Orlando Ometto; 
8. CMEI do Jardim Orlando Ometto – Jd. Orlando Ometto; 
9. CMEI do Jardim Pedro Ometto – Jd. Pedro Ometto; 
10. CMEI “Prof. Antonio de Souza Amaral” – Centro; 
11. CMEI “Prof. Benedicto Alves Ferreira” – Jd. Nova Jahu; 
12. CMEI “Prof.ª Dilce de Silos Mayriques” – Centro; 
13. CMEI “Prof.ª Gemma Cardillo Ferrari” – Vila Netinho; 
14. CMEI “Prof. José Jeter Rafanelli” – Vila XV; 
15. CMEI “Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias” – Vila XV; 
16. CMEI “Narcisa Chesine Ometto” – Jd. Pedro Ometto; 
17. CMEI “Prof. Paulo Brizola Tavares” – Jd. Olímpia; 
18. CMEI “Yara Ribeiro de Amorim Brandão" – Jd. São José; 
19. CMEI “Iolanda Cândida Mazzei” – Jd. Pe. Augusto Sani; 
20. CMEI “Adnora Grisante Mott” – Jd. Pedro Ometto; 
21. CMEI “Jandyra de Araújo Neves” – Jd. Carolina; 
22. CMEI “Sandra Valéria Saggioro Campesi” – Jd. Maria Luiza IV. 

Solenidade de entrega de uniformes escolares 
Data: 27/07/2011 (sábado) 
Horário: 14h 
Local: Ginásio de Esportes “Flávio de Mello” – Av. Dr. Quinzinho, s/ nº, Jd. Jorge Atalla.
Informações: (14) 3602-0777 – Secretaria Municipal de Educação 

Foto/legenda: Aluna desfila novo uniforme escolar durante solenidade de inauguração das obras de ampliação e reforma do CMEI “Neli Nassif” (Vila Nova Jaú) realizada hoje (24/08). 

Texto e imagem: Fernanda Élle

Inauguração das obras de ampliação e reforma da EMEF "Comendador José Maria de Almeida Prado" tem data alterada

Novas salas de aula da escola "Comendador"
A Secretaria Municipal de Educação informa que, em razão de ajustes feitos na programação de aniversário da cidade, a inauguração das obras de ampliação e reforma da EMEF “Comendador José Maria de Almeida Prado”, no Jardim Nova Jahu, será realizada na sexta-feira, dia 26/08, às 9h, e não mais amanhã (25/08) conforme previsto anteriormente. 
Ainda na sexta-feira, mantendo a programação, será realizada a inauguração das obras de ampliação e reforma do CMEI “Augusto Ferracini”, localizada no Jardim Ballan II, às 9h. 
Ampliada e de cara nova: CMEI "Augusto Ferracini"
Seguem abaixo informações sobre as referidas obras: 
EMEF “COMENDADOR JOSÉ MARIA DE ALMEIDA PRADO” – Jd. Nova Jahu 
· Construção de 5 salas de aula e da zeladoria; 
· Reforma e ampliação da cozinha; 
· Biblioteca e sala de atividades lúdicas (estes são novos recintos criados pela escola a partir da readequação do espaço físico da unidade). 
>> Ampliação visa atender a grande demanda por vagas na região (a escola possui mais de 800 alunos, uma das que mais possui matrículas na Rede Municipal de Ensino) e propiciar melhores condições para a as atividades do Projeto Mais Educação (em que os alunos ficam na escola em período integral, participando de atividades educacionais, lúdicas, culturais e esportivas no contraturno escolar). 
>> Investimento: aproximadamente R$500 mil. 

CMEI “AUGUSTO FERRACINI” – Jd. Ballan II 
· Construção de uma sala de aula, uma sala de berçário e uma área de lavanderia; 
· Reforma, pintura e reparos na unidade: nova entrada de alunos no local, colocação de pisos, forro e azulejos, pintura e readequação de salas. 
>> O esperado é que a creche tenha capacidade de atendimento aumentada em 40 vagas, saltando de 67 para 110 matrículas oferecidas à comunidade. 
>> Investimento: aproximadamente R$25 mil. 

Inauguração de obras de ampliação e reforma 
EMEF “Comendador José Maria de Almeida Prado” 
Data: 26/08/2011 
Horário: 9h 
Local: EMEF “Comendador José Maria de Almeida Prado” - Rua Domingos de Callis, 70 - Jd. Nova Jahu. 

CMEI “Augusto Ferracini” 
Data: 26/08/2011 
Horário: 10h 
Local: CMEI “Augusto Ferracini” - Alameda Lourenço Avelino, 2121 - Jd. João Ballan.

Texto e Imagens: Fernanda Élle

23/08/2011

Projeto Juquinha promove atividades multidisciplinares no CMEI da Vila XV

"O Projeto Juquinha rompeu barreiras e chegou aos CMEIs para ampliar e complementar ainda mais a qualidade de ensino oferecida as crianças da Educação Infantil. A escola com a parceria da professora Eunice Ceccato, dos alunos do Jardim II do período integral e de suas famílias, estão interagindo com os bonecos confeccionados pela professora Ana Teresa que a primeiro momento chamavam-se "Juquinha" tanto a boneca como o boneco. Porém, como estes bonecos ganham vida quando se tornam protagonistas das famílias dos alunos que visita, o Juquinha e a Juquinha, por vontade dos alunos, passaram a chamar-se: Kiko e Kika. 
Mas, para isso também houve um trabalho democrático de votação das escolhas dos nomes e como não poderia faltar dentro de uma sala de aula, a oportunidade de infiltrar os Eixos propostos no RCNEI, como a Matemática por exemplo, onde as crianças elaboraram um gráfico, fizeram as contagens e registraram os números de votos. 
Outro ponto importante a se destacar, é o respeito as diferenças, quando o Kiko e a Kika ganharam óculos, as crianças contempladas a levarem os bonecas para suas respectivas casas também passaram a usar esse objeto no rosto e os demais amigos da turma vibraram com o novo estilo dos bonecos. Além das parcerias acima citadas, o CMEI Professor José Jeter Rafanelli, também pode contar com a visita do Dr. Samir Abdala e sua assistente, apresentando vídeo elaborado pelos alunos da Faculdade de Odontologia, com uma linguagem voltada para crianças. Trouxe para melhor visualização de como manter um boa higiene bucal, uma enorme dentadura e uma escova gigante, mostrando aos alunos com esses objetos, como efetuar uma escovação dentária correta. A escola contou também com a equipe de professora e alunas do curso de Técnico de Enfermagem do SENAC. Sob a coordenação da professora Nagila, as alunas elaboraram atividades para estimular a criança a manter a higiene pessoal; usar escova de dente, creme e fio dental, apresentaram vídeo, teatro, realizaram diversas brincadeiras dirigidas para elevar a auto-estima e valorizar as regras de convivência. Também confeccionaram carteirinha individual para cada aluno, onde foi anotado peso e altura. 
Não podia faltar o teste de acuidade visual, já que os bonecos Kiko e Kika agora usam óculos. A convivência com os bonecos tem ultrapassado o lúdico, visto que os alunos estão aprimorando a linguagem oral e escrita; os conceitos de natureza e sociedade; desenvolvendo a criatividade e imaginação de cada aluno. 
A família também é fator importante nesse projeto, pois além de receber o novo visitante, é ela que realiza todos os registros no livro dos bonecos relatando os acontecimentos dentro do lar, dos lugares onde passearam, como foi de modo geral o acolhimento e o tratamento do Kiko ou da Kika em suas casas. Muitas famílias anexam fotos ou desenhos após os registros escritos, e isso enriquece ainda mais o trabalho proposto. Quando os bonecos retornam a escola, acontece a grande roda de conversa onde as crianças, oralmente relatam como foi o final de semana com o boneco/boneca e após a professora faz a leitura do registro escrito pela família. Esse projeto tem promovido o gosto pela leitura; a construção de valores e atitudes; a aquisição de hábitos de higiene; a resolução de conflitos através do diálogo estabelecendo relações afetivas e respeitosas, defendendo seus interesses mas respeitando o ponto de vista do outro; a maior aproximação da família para com a criança que permanece na escola cerca de 9h30min. diariamente e também maior integração com a escola e seus profissionais. Esse projeto tem dado mesmo o que falar, pois as crianças matriculadas nos outros níveis de ensino já aguardam ansiosas para poderem participar desse projeto que não é só visual, mais sim transforma-os em sujeitos participativos da construção de um aprendizado."

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretor de Educação Infantil
CMEI Professor José Jeter Rafanelli
VILA XV

Imagens: Eunice Ceccato; Charlene Diman.




22/08/2011

Futebol anima homenagem aos pais na EMEF "João Pacheco de Almeida Prado"




Um campeonato de futebol de salão, no qual pais e filhos tinham que jogar de mãos dadas, foi a criativa ideia que a EMEF "João Pacheco de Almeida Prado" promoveu em homenagem ao Dia dos Pais.
De acordo com a diretora da escola, Solange Oliveira, a iniciativa procurou aproximar pais e filhos e trazer a comunidade para interagir no espaço escolar.
Após o término do campeonato, os alunos entregaram medalhas aos seus pais e seguiram para uma breve confraternização regada a muito bolo de chocolate servido pela escola.





















Texto: Fernanda Élle - Imagens: EMEF "João Pacheco de Almeida Prado" 

Circo é tema de projeto no CMEI do Jardim Pedro Ometto


O tema circo foi o fio condutor de uma série de atividades pedagógicas realizada com os alunos do Jardim I do CMEI do Jardim Pedro Ometto (que funciona anexo à EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro").
As professoras Keli e Patrícia desenvolveram o trabalho baseando-se no conteúdo proposto pelo sistema apostilado Pueri Domus, que culminou com um dia de circo, com direito a pintura no rosto, vestimenta de palhaço e muita diversão para a garotada.









































Texto: Fernanda Élle - Imagens: CMEI do Jardim Pedro Ometto

18/08/2011

Inauguração de nova creche do centro tem data alterada

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria Municipal de Educação informa que, em decorrência de ajustes realizados hoje no cronograma da programação de aniversário da cidade, a data de inauguração do CMEI "Luzia Aparecida Barletta" (Petty) será antecipada do dia 20 para o dia 19 de agosto, às 17h30min.
A nova creche está localizada no centro da cidade e terá capacidade para atender 100 crianças.

Inauguração CMEI "Luzia Aparecida Barletta"
Data: 19/08/2011
Horário: 17h30min
Local: Rua Visconde do Rio Branco, 157, Centro.
Informações: (14) 3602-0777 - Secretaria Municipal de Educação.


Texto e imagem: Fernanda Élle/SME - Jahu

17/08/2011

Prefeitura inaugura vacas mecânicas




A Prefeitura de Jahu realizou na manhã de ontem a inauguração dos dois novos equipamentos de produção de leite de soja, que irão melhor atender as necessidades da Merenda Escolar e dos programas assistenciais do município.
A expectativa é que a produção passe dos cerca de 800 litros de leite de soja por dia para cerca de mil litros.
As máquinas que estavam em funcionamento no prédio da Central de Hidrossolúveis (Merenda Escolar), apesar dos mais de 20 anos de uso passaram por serviços de revisão e manutenção técnica e serão utilizadas nos programas assistenciais do Fundo de Desenvolvimento Social e Cultural (FUSS) de Jaú nos bairros Cila de Lúcio Bauab, Jardim Maria Luiza IV e no Distrito de Potunduva.





16/08/2011

Escolas municipais ganham bebeteca e notebooks

Na última sexta-feira, dia 12, a Secretaria Municipal de Educação realizou solenidade de entrega de 167  notebooks para uso integrado com as lousas digitais às escolas municipais.
Na mesma oportunidade, foram entregues as bebetecas adquiridas pela Secretaria com o objetivo de reforçar o trabalho pedagógico introduzido nas creches municipais, estimulando as crianças ao universo dos livros e incentivando à leitura (literalmente) desde o berço.
Cada creche recebeu um kit com duas caixas de livros infantis, cada uma delas com 50 títulos diferentes.




Texto e imagens: Fernanda Élle

08/08/2011

Projeto Crescendo: professores passam por capacitação

Voltado para a formação de valores éticos e cidadãos, o Projeto Crescendo está sendo implantado nas escolas municipais de Educação Infantil que operam em turno integral.
Os professores passarão por capacitação com a pedagoga Jurema de Baere, que também é uma das autoras do material, para conhecer a linha pedagógica do projeto e aprender a lidar com os materiais didáticos nesta segunda e terça-feira, no auditório do Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Domeniconi Pascolat", a partir das 18h.



Texto e imagem: Fernanda Élle

04/08/2011

Projeto "O futuro sem câncer" orienta estudantes

Levar aos estudantes do ensino fundamental e médio informações sobre o câncer do colo do útero e as formas de prevenção da doença, além de divulgar os programas realizados pelo município de Jaú. Este é o objetivo do projeto "O futuro sem câncer", idealizado pelo Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico da Fundação Amaral Carvalho em parceria com a Universidade Corporativa da instituição. 
Mais de 25 mil alunos da rede de ensino da cidade (escolas municipais, estaduais e particulares) serão orientados pelo projeto, que também tem como parceiros as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, a Diretoria Regional de Ensino e a Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral. 
Dra. Lenira Maria Queiroz Mauad, coordenadora do projeto, salienta que além das informações básicas sobre o que é o câncer, os estudantes vão aprender a substituir o mito e o estigma da doença pelos conceitos de prevenção e chances de cura após detecção precoce, bem como criar o hábito de identificar fatores de risco. "Buscamos estimular o cuidado com exposição a situações de risco para o próprio bem-estar," explica a médica. 

Material "O futuro sem câncer" conta com materiais didáticos adequados aos três grupos etários de alunos que abrange: Creches e pré-escola - folhetos em forma de convite para as crianças pintarem e entregarem às mães, sugerindo que façam o exame de prevenção do câncer do colo do útero (Papanicolaou); Ensino fundamental até 5o ano - cartilhas com atividades lúdicas informativas sobre a existência dos Programas de Prevenção do Câncer Ginecológico no município, e da importância de cuidar da própria saúde; Ensino fundamental a partir do 6ª ano e Ensino Médio - folhetos com foco no câncer do colo do útero e seu principal agente causal para estimular a prevenção primária e evitar a contaminação pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano), por meio do uso de preservativos nas relações sexuais, além de divulgar a necessidade da realização de exames de detecção precoce e o cronograma do programa de prevenção. 

Treinamento 
Para que as informações cheguem aos estudantes, durante o mês de agosto, professores da rede de ensino do município de Jaú receberão treinamento dos profissionais de saúde do Hospital Amaral Carvalho. Ao todo são 10 turmas de docentes. 

SAIBA MAIS
O câncer não é uma doença única, bem definida, contra a qual pode ser desenvolvido um remédio específico. O termo câncer envolve centenas de doenças diferentes que, em comum, têm apenas o nome. 
Nos dias de hoje, a oncologia abandonou a busca por soluções universais e curas radicais, e está lidando com questões básicas: Quais são os princípios fundamentais que governam o comportamento de uma forma particular de câncer? O que é comum a todas as formas de câncer? O que faz um câncer de mama ser diferente de um câncer de pulmão ou próstata? O que faz um mesmo tipo de tumor se comportar de forma tão diversa em dois pacientes diferentes? Se não há previsão de uma cura única para o câncer, se ele tende a ser apenas controlado com medidas que prolongam a vida e tratado como uma doença crônica, o que podemos fazer para prevenir o câncer? 
A solução, além da adoção de hábitos saudáveis como não fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas, manter uma boa higiene e evitar contato com agentes causais já definidos pela ciência, é também a informação, orientação e educação. 
Portanto, para O Futuro Sem Câncer passa, obrigatoriamente, pela educação. 
O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico, iniciado no município há 15 anos, trabalha com a divulgação de informações e a realização de exames de rastreamento do câncer do colo do útero, com resultados significativos. Houve redução da incidência do câncer invasor e da mortalidade.

(Texto e imagem: Assessoria de Imprensa FAC)