31/05/2011

Palhaços animam Dia do Desafio na EMEF "Laudelino de Abreu"


Para incentivar a prática de hábitos saudáveis de vida, a direção da EMEF "Laudelino de Abreu" contou com uma ajuda extra. Para animar as atividades do Dia do Desafio, a escola trouxe um grupo de palhaços, que, além de divertidas confusões, fez os alunos se movimentarem muito.
Confira algumas das fotos enviadas pela diretora Mônica Menin Martins.

Dia do Desafio agita CMEIs da Vila XV


"Aceitar desafios faz parte da vida de quem trabalha na área da educação. No dia 25 de maio de 2011, para tornar esse dia marcante para a equipe de profissionais da CRECHE "Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias" e do "CMEI Professor José Jeter Rafanelli", mas, principalmente para os alunos que frequentam esses centros de Educação, pois unir crianças desde os 4 meses até 5 anos de idade, realmente se tornou um desafio prazeroso e saudável. Entre as atividades físicas propostas com músicas e movimentos, o grande abraço ao redor do prédio escolar simbolizou respeito, amor, amizade, serenidade e sabedoria a todos que ali estudam ou trabalham.

É interessante perceber através da felicidade emanada por todos que participaram dessa atividade, o quanto é importante esse momento de união, onde todos podem sentir-se bem, descontrair, ensinar e aprender com os pequeninos. Além de todos professores e funcionários, o guarda-escola também não pode fugir desse desafio. Foi marcante que ao término das atividades propostas, que vários professores e funcionários sugeriram que esse tipo de 'desafio' deveria ocorrer mais vezes dentro da escola, pois percebem a necessidade do grupo manter-se unido e além de proporcionar momentos lúdicos, também é uma forma de se trabalhar a diversidade da demanda desse espaço escolar."

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretor de Educação Infantil
CRECHE Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias
CMEI Professor José Jeter Rafanelli
(Vila XV)







Texto e imagens: Terezinha de Jesus Ximenes Pereira

20/05/2011

Campanha do Agasalho 2011: EMEF do Orlando Ometto vence disputa

EMEF "Prof. Mário Romeu Pelegrino"
Mobilizadas pela solidariedade mais uma vez as escolas da Rede Municipal de Ensino aderiram à Campanha do Agasalho.
Na edição do Esquenta Jaú 2011, as unidades escolares, além de terem arrecadado roupas e calçados, também serviram de pontos para sua distribuição à comunidade.
Para estimular a arrecadação, as escolas participam de gincana solidária promovida peloFUSS, com pontuação atribuída aos itens coletados.
A escola ganhadora será presenteada com uma TV de LCD e a classe que arrecadar mais será premiada com um passeio para o parque de diversões Hopi Hari.
Confira abaixo a classificação das escolas:
1º lugar - EMEF "Prof. Mário Romeu Pelegrino" - Jardim Orlando Ometto - porcentagem arrecadação/aluno 17,45 - 5619,5 pontos.
2º lugar - EMEF "Prof. Jayme de Oliveira Sousa" - Jardim São José - porcentagem arrecadação/aluno 13,33 - 2.280 pontos 5.193,5 pontos.
3º lugar - EMEF "Prof.ª Helena de Castro Pirágine" - Jardim Novo Horizonte - porcentagem arrecadação/aluno 8,71 - 5.193,5 pontos.

Classes que mais arrecadaram:
1º lugar - 5º ano A - EMEF "Prof. Mário Romeu Pelegrino" - Jardim Orlando Ometto - 2.341 pontos.
2º lugar - 1º ano E - EMEF "Prof.ª Helena de Castro Pirágine" - Jardim Novo Horizonte - 741 pontos.
3º lugar - 5º ano A - EMEF "Prof. Jayme de Oliveira e Sousa" - Jardim São José - 647,5 pontos.

Escola da Vila Ribeiro recebe amanhã Circuito Amaral Carvalho de Cidadania

Na manhã do próximo sábado, dia 21, acontece na EMEF "Profa. Daltyra de Toledo Castro", na Vila Ribeiro, o 1º Gesto em Ação, iniciativa do projeto Circuito Amaral Carvalho de Cidadania, promovido pelo Espaço Cultural Amaral Carvalho - Ecac.
O evento oferecerá aos moradores, das 8h às 12h, diversas atividades gratuitas como oficina de DJ, danças, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, exame de Papanicolaou, orientações sobre nutrição, melanoma, câncer de boca e mama fazem parte do cronograma. 
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Amaral Carvalho, o Circuito Amaral Carvalho de Cidadania é voltado à contribuição social, a educação e informação aos moradores de Jaú e região, em parceria com o Instituto de Prevenção à Saúde Rosoleta Farias Ferreira, Equipe de Enfermagem e Equipe de Nutrição e Dietética da Fundação Amaral Carvalho, Universidade do Sagrado Coração (USC), Instituto Bezerra de Menezes (Ibem), Faculdade de Tecnologia de Jaú (Fatec), Mamutte Jiu-Jitsu, Fabíola Nardi, Drogasil e Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural (CRAS). "Nossa meta é implementar esse projeto também em outros bairros. E convidar estas comunidades a discutir outros temas, além de estimular a prevenção do câncer e formação da cidadania", adianta Rachel Cesarino de Moraes Navarro, coordenadora do Ecac.

Texto: Fernanda Élle com informações da diretora da EMEF ""Profa. Daltyra de Toledo Castro", Sueli Corradini, e da assessoria de imprensa da Fundação Amaral Carvalho.
Imagem ilustrativa:  Ian Fori/PMC (caraguablog.blogspot.com)

Luz, câmera, ação: cinema é tema gerador para trabalho com gêneros textuais

Alunos dos 5º anos na entrada do cinema do Jaú Shoping
Como culminância dos trabalhos da unidade 1 da apostila Pueri Domus, os alunos dos 5º anos da EMEF "Prof.º Mário Romeu Pelegrino", no Jardim Orlando Ometto, se divertiram em ida ao cinema do Jaú Shopping, ver nas telas muito do que aprenderam em sala de aula.
As professoras Ana Carolina e Carla Cristina
Sob a orientação das professoras Ana Carolina Agostini e Carla Cristina Esteves Andriotti, eles conheceram gêneros textuais e diferentes linguagens utilizadas nos filmes, como roteiro, sinopse, crítica, trilha sonora, catálogos e cartazes. Pontos estes que, durante a exibição do filme Rango, dedicaram atenção especial para observar. 
Veja algumas fotos que registraram o momento.

A turma aproveitou para conhecer a sala de projeção













Linguagens escrita e visual presentes nos trabalhos













O uso social da linguagem também foi um dos aspectos
abordados durante os trabalhos




























Texto: Fernanda Élle com informações da diretora da escola, Alessandra Priscila Schiavon Cipola. Imagens: Divulgação/EMEF "Prof.º Mário Romeu Pelegrino"

Escola do Jardim Nova Jaú terá cinco novas salas de aula e cozinha e refeitório ampliados

As obras agora no final de maio
A EMEF "Comendador José Maria de Almeida Prado", que atende a comunidade dos bairros Jardim Nova Jaú, Jardim Conde do Pinhal e Padre Augusto Sani, logo poderá contar com mais cinco salas de aula e a ampliação de sua cozinha. É que as obras de ampliação e reforma da unidade escolar, iniciadas no final do ano passado, encontram-se em fase de conclusão.
Vista de uma das cinco novas salas de aula
Vidros, calhas e outros detalhes do acabamento estão
sendo providenciados nas novas instalações
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, o investimento foi de aproximadamente R$500 mil. "As salas de aula estão praticamente terminadas, faltando detalhes como a colocação dos vidros. Já as obras da cozinha deve estar pronta até meados do mês de junho", diz o Secretário. "A medida atenderá as necessidades da escola, que é uma das que mais possui matrículas (816 alunos) na Rede Municipal de Ensino", ressalta ele. 
A ampliação da estrutura física da unidade escolar também dará mais conforto para a realização das atividades regulares da escola e também as do Projeto "Mais Educação", em que as crianças permanecem na escola no contraturno escolar, realizando atividades ligadas ao acompanhamento pedagógico, cultura, esporte e lazer. 
Obras de ampliação da cozinha da escola




Obras no início do mês de abril





























Texto: Fernanda Élle/Imagens: J. Galazzini/SME-Jaú

Alunos da EMEF "Mário Romeu Pelegrino" visitam índios em Avaí

Acompanhados da professora Roberta Assis Castro, os alunos do 3º ano da EMEF "Mário Romeu Pelegrino", localizada no Jardim Orlando Ometto, realizaram passeio pedagógico-cultural na aldeia indígena Tereguá em Avaí (SP).

Além de verem na prática o conteúdo trabalhado na escola sobre os índios, a criançada se divertiu muito durante a visita.
Confira algumas das fotos enviadas pela direção da escola ao nosso blog.









Texto: Fernanda Élle - Imagens: Alessandra Priscila Schiavon Cipola

19/05/2011

Mais vagas: duas novas creches no Jardim Maria Luiza e no centro da cidade encontram-se em fase final de reforma

Fachada da nova creche do Jardim Maria Luiza II
De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação para atender a demanda crescente por vagas nas creches municipais, mais duas novas unidades serão inauguradas este ano.
As obras de reforma e adequação dos prédios das novas creches do Jardim Maria Luiza II e do Centro já estão na fase final e a expectativa é de que seja realizada a aquisição de mobiliário e a contratação de pessoal para que possam ser inauguradas em breve.
Nova creche do Jd. Maria Luiza II
As novas unidades contarão com berçário, lactário, salas de aula para o maternal, banheiros, cozinha e refeitório e terão capacidade para atender 120 crianças.

Nova creche do Jardim Maria Luiza II
 Link relacionado: Prefeito e Secretário vão à Brasília assinar convênio para construção de creches


Fachada da antiga brinquedoteca onde irá funcionar a nova
creche do centro da cidade na R. Visconde do Rio Branco

Reforma do prédio onde funcionará a nova creche do centro

Reforma do prédio onde funcionará a nova creche do centro

Reforma do prédio onde funcionará a nova creche do centro




















































Texto: Fernanda Élle - Imagens: Fernanda Élle (Creche Jd. Maria Luiza II) e J. Galazzini (Creche do Centro).

Escolas de Educação Infantil passam por obras de ampliação, reforma e manutenção


CMEI "Augusto Ferracini"
CMEI "Augusto Ferracini"
A creche do bairro Jardim Ballan 2 também está passando por reforma e ampliação. Serão construídos mais uma sala para o berçário, uma sala de aula e uma lavanderia. A unidade também ganhará pintura nova nas instalações já existentes.
Com a conclusão das obras, prevista para acontecer dentro de 30 dias, o esperado é que a creche tenha capacidade de atendimento aumentada em 40 vagas, saltando de 67 para 110 matrículas oferecidas à comunidade.

CMEI "Pouso Alegre de Baixo"
CMEI " Pouso Alegre de Baixo"
No CMEI do bairro Pouso Alegre de Baixo estão sendo realizados serviços de troca de cobertura de área externa, reforma no piso externo e pintura do prédio. Os trabalhos devem ser concluídos até a primeira quinzena de junho.
A escola atende aproximadamente 40 alunos.

CMEI "Barra Mansa"
CMEI "Barra Mansa"
O Centro Municipal de Educação Infantil do bairro rural Barra Mansa, que funciona como extensão do CMEI “Prof. Jayme de Oliveira e Souza” (Jardim São José), passou por serviços de pintura e manutenção para melhor atender os cerca de 30 alunos matriculados no local.
Além da pintura no prédio, foram substituídos itens como torneiras, forros, portas deterioradas, vidros quebrados e azulejos. 
CMEI "Maria Cândida Ometto Franceschi"
CMEI “Maria Cândida Ometto Franceschi”
No distrito de Potunduva, o Centro Municipal de Educação Infantil ganhou cobertura no corredor de entrada da creche e pintura nova em suas instalações.  
Na unidade são atendidas aproximadamente 60 crianças em período integral.

CMEI "Prof.ª Maria Elena de Lima Poloni"

CMEI "Prof.ªMaria Elena de Lima Poloni"
Esta é outra unidade escolar no Distrito de Potunduva que passou por obras de manutenção e recebeu pintura nas áreas interna e externa.
O Centro de Educação Infantil atende aproximadamente 60 crianças por período.


(Texto: Fernanda Élle - Imagens: Fernanda Élle e J. Galazzini/SME-Jaú)

18/05/2011

Reunião apresenta Projeto "Futuro Sem Câncer" aos educadores

Diretores de escolas municipais, estaduais e particulares do município estiveram reunidos na manhã de hoje no auditório do Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi" para a apresentação do Projeto "Futuro sem Câncer".
A médica Lenira  Mauad  apresenta o projeto
A iniciativa é da coordenação do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico de Jaú da Fundação Amaral Carvalho - FAC, realizado em parceria com o Instituto de Prevenção do Câncer e a Universidade Corporativa, também da FAC, além das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Diretoria Regional de Ensino e ETEC "Joaquim Ferreira do Amaral" (antiga Escola Industrial).
A diretora pedagógica da SME-Jaú, Elenira Ap. Cassola
A apresentação do projeto foi feita pela coordenadora do programa, a médica Lenira Maria Queiroz Mauad, que explicou em linhas gerais aos presentes o que é o câncer e expôs dados referentes ao trabalho de prevenção que é realizado em Jaú, contextualizando a importância de projetos de conscientização da população sobre as formas de prevenção e detecção precoce da doença, principalmente no que diz respeito ao câncer ginecológico, que será o foco das ações do projeto nesse primeiro momento.
De acordo com ela, o projeto prevê a oferta de material didático (gibis, cartilhas, panfletos informativos) para os alunos de todas as escolas do município que se interessarem em aderir ao programa, adaptado às diferentes faixa etárias: pré-escola (4-5 anos), Ensino Fundamental I (6-10 anos), Ensino Fundamental II e Ensino Médio (11 a 17 anos). Além disso, a Universidade Corporativa do Hospital Amaral Carvalho ficará responsável pela capacitação e certificação dos docentes e demais profissionais da Educação que participarem da execução do projeto em suas unidades escolares.
O início dos trabalhos do projeto está previsto para os meses de agosto e setembro, quando devem ocorrer as capacitações e a entrega do material didático às escolas.


(Texto: Fernanda Élle - Imagens: J. Galazzini/SME-Jaú)




17/05/2011

Dia do desafio: escolas se preparam para "mexer o mundo"

Mais uma edição do Dia do Desafio (Challenge Day) se aproxima e nas escolas municipais de Jaú o ritmo é de preparação para encarar a competição com bom ânimo, jogos, ginástica, dança, brincadeiras recreativas e trabalho de conscientização de alunos, pais e funcionários sobre os benefícios que a prática constante de atividades físicas pode representar para a saúde.
A apresentação oficial sobre a realização do Dia do Desafio em Jaú foi feita ontem à tarde no Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi" pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes.
Na edição 2011 do evento, que acontecerá no dia 25 de maio e se apresenta com o slogan  "você se mexe e o mundo mexe junto", Jaú entrará na disputa para fazer com que o maior número de habitantes pratique atividades físicas contra a cidade cubana de Piñar del Rio.
O registro das atividades será computado pelos telefones: 3602-8300, 3624-8400, 3624-6754, 3602-8304 e também - a novidade deste ano - pelo e-mail: jaudiadodesafio@ig.com.br.
Desde 1999 Jaú participa do Dia do Desafio. No ano passado, a cidade perdeu para a cidade de Vale do Santiago, no México.


(Texto: Fernanda Élle - Imagem: J. Galazzini/SME-Jaú)


Mães participam de caminhada no CAIC

Nem o frio que fez na manhã do último domingo foi motivo para as mães ficarem em casa. O convite para participar da segunda edição da "Caminhada das Mães", promovida pelos CMEIs "Zita Sajovic Sabbagh" e CAIC "15 de agosto" (creche), foi aceito por muitas mães de alunos que chegaram à escola para lá de animadas.
O evento dedicado às mães contou com o apoio de toda a equipe escolar, que se mobilizou para propiciar momentos de descontração e reflexão sobre o ser mãe e a importância da participação da família no desenvolvimento das crianças, principalmente quanto ao desempenho escolar.
Depois de participarem de brincadeiras, danças, sorteio de brindes e da caminhada ao redor da escola, as mamães tiveram direito a um delicioso café da manhã.










(Texto e Imagens: Fernanda Élle/SME-Jaú)

Escolas distribuem agasalhos

Na reta final da Campanha do Agasalho - Esquenta Jaú 2011, as escolas municipais de Ensino Fundamental funcionaram como centros de distribuição de roupas e calçados nos bairros da cidade, ficando abertas das 8h às 16h no último sábado para atender a população carente.
A iniciativa foi realizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Jaú (FUSS) e a Secretaria Municipal de Educação.
Confira abaixo alguns registros feitos pela nossa equipe durante a entrega dos agasalhos em algumas escolas:
EMEF "Prof. Mario Romeu Pelegrino" - Jardim Orlando Ometto

EMEF "Prof. Enéas Sampaio Souza" (CAIC) - Jardim Brasília

EMEF "Comendador José Maria de Almeida Prado" - Jardim Nova Jaú

EMEF "Prof. Jayme de Oliveira e Sousa" - Jardim São José

EMEF "Laudelino de Abreu" - Vila Netinho

EMEF "Prof.ª Helena de Castro Pirágine" - Jardim Novo Horizonte


11/05/2011

Esquenta Jaú: escolas realizam entrega de agasalhos no sábado

No próximo sábado, dia 14, acontecerá a entrega  dos agasalhos arrecadados durante a Campanha do Agasalho - Esquenta Jaú 2011, iniciativa promovida pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Jaú (FUSS), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação entre outras pastas, órgãos e entidades do município.
Ao contrário das edições anteriores, este ano a entrega se dará  nos bairros, onde as escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) funcionarão como polos de distribuição das doações das 8h às 16h (veja abaixo o endereço das escolas).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do FUSS: (14) 36216529     


Relação de Escolas Municipais do Ensino Fundamental (EMEFs):

EMEF “Dr. Pádua Salles” - Rua Edgard Ferraz, 665 - Centro.
EMEF “Profª. Carlota Meira Marsíglio” - Rua Tosseli De Callis, 115 – Jardim América.
EMEF “Comendador José Maria de Almeida Prado” - Rua Domingos de Callis, 570 – Jardim Nova Jahu.
EMEF “Professor Enéas Sampaio Souza” (CAIC) - Av. Dr. Gustavo Chiosi, 450 – Jardim Brasília.
EMEF “Profª. Alvarina Bizarro de Souza” - Rua Romeu Serignolli, 345 – Jardim Sanzovo.
EMEF “Profª. Maria de Lourdes Camargo Mello” - Avenida Nenê Galvão, 55 – Jorge Atalla.
EMEF “Profº. Jayme de Oliveira e Sousa” - Rua Inácio Almeida Prado Jr, 135 – Jardim São José.
EMEF “Laudelino de Abreu” - Rua Dom Pedro I, 49 – Vila Netinho.
EMEF “Prof.ª Helena de Castro Pirágine” - Rua Ricardo Pengo, 101 - Jardim Novo Horizonte.
EMEF “Prof. Mário Romeu Pelegrino” - Rua Zilah de Souza Gomes, 1.300 – Jardim Orlando Chesini Ometto.
EMEF “Vereador Angelo Ronchesel” - Rua Alice Apolônio Arroio, n.º 95 - Distrito de Potunduva.
EMEF “Lúcia Sampaio Galvão” - Rua Augusto Fúria, 55, Olaria.
EMEF “Prof.ª Maria de Magalhães Castro” - Avenida Comendador José Maria de Almeida Prado, 603 – Pedro Ometto.
EMEF “Prof.º Antonio Waldomiro de Oliveira” - Rua Luiz de Roque, n.º 77 - Jardim Conde do Pinhal.
EMEF “Caetano Perlatti” - Rua Presidente Morais, 1019, Vila Nova.
EMEF “João Pacheco de Lima Almeida Prado” - Rua Antonio Antoniassi, s/nº, Pouso Alegre de Baixo.
EMEF “Professora Daltyra de Toledo Castro” - Rua Sebastião Ribeiro de Barros, 131, Vila Ribeiro.
   
(Texto: Fernanda Élle - Imagem: Divulgação/FUSS-Jaú)