30/09/2010

Alunos da EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro" conhecem instalações do Jornal Comércio do Jahu

Como complemento das atividades trabalhadas em sala de aula, os alunos dos 5ºs anos da EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro", do Jardim Pedro Ometto, fizeram uma visita à sede do Jornal Comércio do Jahu, onde puderam constatar a importância desse veículo de informação local.








(Texto e fotos: EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro")

Posted by Picasa

Arca de Noé é tema de trabalho no CMEI do Jardim Pedro Ometto

Para dar ainda mais brilho ao projeto que aborda a vida dos animais, as professoras do CMEI do Jardim Pedro Ometto, que funciona anexo à EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro", confeccionaram juntamente com os alunos os trabalhos ilustrando a Arca de Noé, utilizando materiais diversificados.


































(Texto e fotos: CMEI do Jardim Pedro Ometto")

Posted by Picasa

CMEI do Jardim Pedro Ometto mescla arte e trânsito

No decorrer da Semana do Trânsito, as professoras do CMEI do Jardim Pedro Ometto aproveitaram o tema para trabalhar, com interdisciplinariedade, trânsito e arte.
A partir da exploração da tela "A Care", de Tarsila do Amaral, os alunos foram levados à reconhecer e discutir os elementos ligados ao trânsito e depois puderam confeccionar suas obras utlilizando colagens, pintura em aquarela e maquetes simulando o trânsito na cidade.

(Texto: Fernanda Élle - Imagens: CMEI do Jardim Pedro Ometto)

Posted by Picasa

CMEI "Neli Nassif" apresenta vídeo da Semana do Trânsito

A direção do CMEI "Neli Nassif" reuniu em vídeo as atividades realizadas durante a Semana do Trânsito. Clique para assistir.

28/09/2010

Assista ao vídeo das atividades da Semana do Trânsito do CMEI "Jandyra de Araújo Neves"

Os alunos do Maternal I e II do CMEI "Jandyra de Araújo Neves" puderam, por meio das atividades lúdicas programadas pelas professoras Camélia Padovan e Giselda Pegorin e pelas recreadoras e A.D.I.s Édna Mina, Simone Longuini, Ana Flávia Cardoso e Raquel Cazotto, aprender mais sobre segurança no trânsito. Iniciativa que contou com o apoio da coordenadora Gercilei Amado dos Santos e da diretora Cristiane Stefanin Pessoto.
Confira no vídeo enviado pela direção da escola como transcorreram as atividades da Semana do Trânsito.




(Texto: Fernanda Élle/SME-Jaú - Imagens: CMEI "Jandyra de Araújo Neves")

Alunos do CMEI "Prof. Benedicto Alves Ferreira" simulam situações de trânsito

 Sob a orientação das professoras Grácia Bernadette Bueno Cristianini e Patrícia de Gaspari e o apoio da diretora Juliana Marcelino Tesser, as turmas do Jardim II do CMEI "Prof. Benedicto Alves Ferreira", no Jardim Novo Jahu, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática algumas situações encontradas no trânsito de nossas cidades.

Como culminância do Projeto Trânsito, as crianças foram levadas para participar de um verdadeiro circuito de trânsito nas dependências da escola, onde puderam experimentar as funções de pedestre e de motoristas, procurando obedecer toda a sinalização.











 


(Texto: Fernanda Élle/SME-Jaú e Imagens: CMEI "Prof. Benedicto A. Ferreira)




Posted by Picasa

Polícia Militar orienta sobre o trânsito no CMEI "Prof.ª Nelly Elisa Pirágine dos Santos"


Na última semana os alunos do Jardim I e II do CMEI "Prof.ª Nelly Elisa Pirágine dos Santos" participaram de palestra proferida pelos policiais militares José Roberto Jorge e Rodrigo Travensolo Xavier.
Depois da explanação, com o apoio das professoras Lucimara de Oliveira Bueno, Márcia Frare, Nilcéia Moya, Ângela Criscuolo, Luiza Fuzinelli e da diretora Natália Ramos da Silva, as turmas simularam situações de trânsito pelo pátio e corredores da escola.


(Texto: Fernanda Élle/Sme-Jaú - Imagens: Lucimara Bueno e Ângela Criscuolo)

Posted by Picasa

EMEF e CMEI "Prof. Jayme de Oliveira e Sousa" promovem atividades sobre o trânsito


 Os alunos do Jardim I e II e do 1º ano do CMEI e da EMEF "Prof. Jayme de Oliveira e Sousa" participaram de projeto pedagógico que visa a formar bons hábitos no trânsito.
As turmas discutiram o tema, fizeram maquetes, confeccionaram placas e sinais e simularam situações que acontecem no trânsito da cidade.


































(Texto: Fernanda Élle/SME-Jaú e Imagens: Amanda Michellin)

27/09/2010

Gestores da Educação Infantil participam de palestra sobre bullyng

Durante esta semana diretores e coordenadores das escolas municipais participaram da palestra "Bullying: a expressão da maldade", proferida pelo psicólogo Rubens Reinaldo Ruiz.
De acordo com o Secretário de Educação, Orivaldo Candarolla, a iniciativa visa a preparar os gestores das escolas para lidar com situações que venham a ocorrer no ambiente escolar.


24/09/2010

Aula inaugural de especialização em Gestão em Saúde será realizada amanhã na UNESP - Botucatu

A coordenação do polo da UAB - Jaú informa que a aula inaugural do curso de especialização lato sensu em Gestão em Saúde, oferecido pela Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP em parceria com UAB/CAPES/MS, com apoio da Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, será realizada amanhã, dia 25, a partir das 10h no salão nobre da FMB.
De acordo com a coordenadora do Polo da UAB-Jaú, Sônia Maria Merchan Ferraz, 50 alunos foram aprovados no processo seletivo do curso, destinado aos portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos de saúde ou que tenham aspirações ao exercício de gestão pública crítica e socialmente significativa, incorporando os valores e princípios do Sistema Único de Saúde no Brasil.
O curso possui carga horária total de 620h, com duração de 18 meses. A formação será desenvolvida na modalidade à distância, com momentos presenciais.
Além do curso em Gestão em Saúde, a UAB – Jaú conta atualmente com a oferta gratuita dos seguintes cursos:
• Graduação em Administração Pública (UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa);
• Especialização em Educação Física Escolar (UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa);
• Especialização em Educação Matemática: Dimensões Teórico-meotodológicas (UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa);
• Especialização em Gestão Pública (UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa);
• Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino (UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná);
• Especialização em Ensino de Ciências (UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná);
• Aperfeiçoamento – Formação de Professores em Gênero e Diversidade na Escola (UNESP – Universidade Estadual Paulista – Instituto de Biociências de Rio Claro).
Ainda segundo ela, em breve o polo deve abrir inscrições para um novo curso na área de Educação Ambiental, oferecido pela parceria com a UNIFESP e o Sistema UAB/CAPES do Ministério da Educação. “O curso já foi autorizado e estamos aguardando sair o edital da UNIFESP para a realização do processo seletivo”, afirma a coordenadora.

Mais informações:
Pólo da UAB – Jaú
Rua Quintino Bocaiúva, 532, (Espaço Pedagógico “Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi”).
Telefone: (14) 3622-5838.


(Texto: Fernanda Élle - Imagem: Divulgação/FMB)

Polícia Militar orienta sobre o trânsito no CMEI "Prof. Antonio de Souza Amaral"

Os policiais militares SD PM Oliveira e SD PM Martinho estiveram ontem, dia 23, no CMEI "Prof. Antonio de Souza Amaral", no centro da cidade, para falar com os alunos do Jardim I e II sobre segurança no trânsito.
Após breve palestra, os policiais, acompanhados do guarda-escola e das professoras levaram as crianças para uma aula prática, nas proximidades da escola, saindo pela rua Visconde do Rio Branco, passando pela ruas Edgar Ferraz, Lourenço Prado, Marechal Bittencourt e retornando à escola. Durante o percurso, as crianças se atentaram às instruções sobre como atravessar a rua com segurança e a necessidade de se respeitar as sinalizações de trânsito, em especial, o semáforo.


























(Texto e fotos: Fernanda Élle/SME-Jaú)

Posted by Picasa

Tintas e cores encantam turma do maternal da Creche da Vila XV


A Creche Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias, anexa ao CMEI "Prof. José Jeter Rafanelli", na Vila XV,aproveitou a chegada da primavera para reproduzir, utilizando-se de pintura com a mão, lindas borboletas com a turma do Maternal I, da recreadora Luciana.
A atividade faz parte do Projeto "Fazendo Arte", que busca desenvolver a percepção sensorial e a linguagem oral, além de ampliar o conhecimento das crianças sobre as cores, a manipular diferentes materiais e trabalhar em grupo.

Posted by Picasa

CMEI "Narcisa Chesine Ometto" encerra Projeto Cantando e Contando

Ontem, dia 23, os alunos do CMEI "Narcisa Chesine Ometto", do Jardim Pedro Ometto, fizeram bonita apresentação da culminância do Projeto "Cantando e Contando".
Com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e a escrita, o projeto explorou o universo das parlendas, cantigas e brinquedos cantados da tradição popular.


Posted by Picasa

23/09/2010

CMEIs da Vila XV promovem atividades da Semana do Trânsito

Na manhã de hoje, foi realizada a atividade de culminância do "Projeto Trânsito Na Escola" nos CMEIs "Prof. José Jeter Rafanelli" e "Maria de Lourdes dos R. Ferreira Dias", respectivamente, escola de Educação Infantil e creche, localizadas naVila XV.
Os alunos apresentaram para os pais e demais convidados presentes, coreografia musicada durante o percurso, simulando como devem se portar motoristas e pedestres no trânsito, obedecendo os sinais de trânsito e atravessando com segurança na faixa de pedestres.



































(Texto e fotos: Fernanda Élle/SME-Jaú)
Posted by Picasa

Festa da Primavera mobiliza comunidade da EMEF "Laudelino de Abreu"

Professores, funcionários, alunos e seus familiares e amigos marcaram presença na edição deste ano da Festa da Primavera, promovida pela EMEF "Laudelino de Abreu".
A escola foi toda decorada para receber os visitantes no último sábado, dia 19. O evento, além das bonitas apresentações dos alunos, contou com barracas de brincadeiras, doces e salgados, cuja renda será revertida em benfeitorias para a unidade escolar.
A direção da escola deve divulgar em breve o valor arrecadado com a festa.
















(Texto: Fernanda Élle/SME-Jaú - Fotos: Divulgação/EMEF "Laudelino de Abreu)
















Posted by Picasa

22/09/2010

Escolas participam de comemoração do Dia da Árvore no Jardim de Baixo

A Praça da República (Jardim de Baixo) foi palco, na tarde de ontem, da solenidade de comemoração do Dia da Árvore.
Alunos da EMEF "Pádua Salles" apresentaram música e jogral sobre o tema e a classe especial da EMEF "Prof.ª Maria de Lourdes Camargo Mello" fez a apresentação de sua banda rítmica e de capoeira.
Após a cerimônia, os presentes foram convidados para seguirem em caminhada até o Parque do Rio Jaú, onde houve o plantio de árvores.















Posted by Picasa

(Texto e fotos: Fernanda Élle/SME-Jaú)