30/08/2010

Comitê local de Mobilização Social Pela Educação se reúne hoje para definir plano de ação

Hoje, dia 30/08, o Comitê local de Mobilização Social Pela Educação irá se reunir, a partir das 17h30min, no auditório do Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi" (R. Quintino Boaciúva, 532), para traçar estratégias e definir plano de ação no município.
A ideia é congregar o máximo de representantes dos diversos segmentos sociais de Jaú para ampliar as ações de mobilização pela cidade.
Interessados podem comparecer diretamente no local ou entrar em contato pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação, com as professoras Lúcia Helena Ormelese Barros (Bilu) e Maria de Lourdes Vasconcellos Cantarelli: (14) 3602-0777.

UAB - Jaú realiza aula inaugural do curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas da UTFPR

No último sábado, dia 30, o auditório do Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi" recebeu a presença de autoridades, estudantes, tutores e coordenadores do polo da UAB-Jaú, além de professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para a realização da aula inaugural do curso de especialização lato sensu em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
De acordo com a coordenadora do Polo da UAB-Jaú, Sônia Maria Merchan Ferraz, estão sendo oferecidas 50 vagas a profissionais da área de educação, oriundos  de Jaú e microrregião, além de cidades como São Paulo, Bauru, Ribeirão Preto e Botucatu, que passaram por processo seletivo da UTFPR em maio. “O objetivo deste curso é capacitar os professores para atuar na Educação, enquanto agentes transformadores da nossa sociedade”, diz a coordenadora. “Nesse sentido, as atividades estarão voltadas para promover discussões sobre conteúdos inerentes ao processo ensino-aprendizagem integral, a aplicação eficiente de metodologias específicas à sua área de atuação, incentivando o professor a buscar a sua formação continuada como pesquisador e oferecendo mecanismos metodológicos relacionados à tecnologia de ensino, para a efetivação do processo ensino-aprendizagem”, ela explica.
O curso é gratuito e tem duração de 360 horas, na modalidade semipresencial, viabilizado pela parceria entre o governo federal (MEC/Capes/UAB), a Prefeitura de Jahu e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), responsável pela oferta do curso.



















 Posted by Picasa

27/08/2010

Ação de revitalização do Jardim de Baixo tem apoio da Educação


Amanhã, dia 28, a partir das 10h, na Praça da República (Jardim de Baixo), acontece o "Passeio no Jardim de Baixo", ação de cidadania para revitalização de um dos mais tradicionais pontos de encontro dos jauenses.
Promovido pela Prefeitura de Jahu, por meio da parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo, de Meio Ambiente e de Educação, o evento terá em sua programação, concerto de piano com Jaci Toffano, show de mágica e o abraço simbólico ao coreto, que reunirá alunos das escolas particulares e públicas de Jaú, além de representantes dos diversos segmentos sociais da cidade. As atrações habituais do Sábado na Praça, como os brinquedos, a feira de artesanato e as barracas da praça de alimentação  também estarão no local.


Fotos da "Caça ao Saci" com os alunos do CMEI do Pouso Alegre


Posted by Picasa

Fotos do Projeto "Aquário" do CMEI do Pouso Alegre





Posted by Picasa

Comitê local de Mobilização Social Pela Educação se reúne para definir plano de ação

Na próxima segunda-feira, dia 30/08, o Comitê local de Mobilização Social Pela Educação irá se reunir, a partir das 17h30min, no auditório do Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi" (R. Quintino Boaciúva, 532), para traçar estratégias e definir plano de ação no município.
A ideia é congregar o máximo de representantes dos diversos segmentos sociais de Jaú para ampliar as ações de mobilização pela cidade.
Interessados podem comparecer diretamente no local ou entrar em contato pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação, com as professoras Lúcia Helena Ormelese Barros (Bilu) e Maria de Lourdes Vasconcellos Cantarelli: (14) 3602-0777.

CMEIS da Vila XV homenageiam funcionária e festejam aniversariantes

"HOJE, 26/08/2010, REALIZAMOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO: CRECHE MARIA DE LOURDES DOS REIS FERREIRA DIAS E CMEI PROFESSOR JOSÉ JETER RAFANELLI, QUE FUNCIONAM NO MESMO ESPAÇO FÍSICO, COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE AGOSTO E TAMBÉM A DESPEDIDA EM VIRTUDE DE APOSENTADORIA DA DONA LEONILDA, MAIS CONHECIDA COMO TIA LÉO POR TODAS AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM EM PERÍODO INTEGRAL.ESSE TRABALHO VEM MOSTRAR QUE, DENTRO DAS CRECHES E CMEIs ALÉM DO CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR, TAMBÉM HÁ ESPAÇO PARA QUE A CRIANÇA DESDE O BERÇÁRIO I ATÉ O JARDIM II, PARTICIPEM ATIVAMENTE, FAZENDO PARTE DE UMA SOCIEDADE, CRIANDO VÍNCULOS, INTEGRANDO-SE COM TODOS.
ESSE TIPO DE ATIVIDADE, TORNA O LOCAL DE TRABALHO MAIS PRAZEROSO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E MAIS AINDA PARA AS CRIANÇAS QUE PERMANECEM DE 10 A 11 HORAS DENTRO DESSA INSTITUIÇÃO.
CRECHES E CMEIs EM PERÍODO INTEGRAL COM UMA EQUIPE COMO ESSA DA 'VILA XV' REALMENTE FAZEM A DIFERENÇA, POIS O TRABALHO EM EQUIPE, A AJUDA MÚTUA, A SOLIDARIEDADE PARA REALIZAR ESSE EVENTO PELA E PARA A CRIANÇA."


TEREZINHA DE JESUS XIMENES PEREIRA
DIRETORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CRECHE MARIA DE LOURDES DOS REIS FERREIRA DIAS
CMEI PROFESSOR JOSÉ JETER RAFANELLI

Mobilização: equipe do MEC inicia recadastramento de voluntários

A equipe do Ministério da Educação (MEC) está reformulando o Banco de Dados da Mobilização Social pela Educação e, para isso, convoca todos os mobilizadores para a realização de novo cadastro e atualização de informações. Os mobilizadores que ainda não estão inscritos, também devem realizar o seu cadastro.
O procedimento deve ser feito por meio do Formulário de Inscrição de Mobilizadores que pode ser acessado aqui. Você deve abrir o arquivo, salvá-lo em seu computador e, após preenchimento dos dados solicitados, enviá-lo para o e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br.
As informações fornecidas no Formulário são armazenadas pela equipe do MEC no Banco de Dados e servem, exclusivamente, para o encaminhamento das atividades administrativas como a realização de Oficinas de Formação de Mobilizadores, a reserva de hospedagem, a emissão de passagens aéreas e o ressarcimento de passagens terrestres para os participantes desses eventos. As informações do Banco de Dados são acessadas somente pela equipe da Mobilização e não são fornecidas a terceiros.
O Banco de Dados da Mobilização é o sistema utilizado pelo MEC para o registro de informações e a inscrição de mobilizadores que atuam em todo o País conscientizando as famílias a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Tem fundamental importância para a comunicação entre a equipe do MEC e os mais de 6 mil mobilizadores inscritos no sistema. Os contatos atualizados, como o e-mail, garantem o encaminhamento e a troca de informações entre a equipe que coordenadora e as lideranças sociais que promovem a mobilização.

Consolidação da Rede de Mobilizadores
As informações atualizadas no Banco de Dados da Mobilização também servem de subsídio à equipe do MEC no trabalho de consolidação da rede de mobilizadores, por meio da integração entre as lideranças sociais de uma mesma região ou localidade. Essa iniciativa tem como objetivo garantir a continuidade das ações da Mobilização.
Para a atualização do Banco de Dados, a equipe que coordena a Mobilização Social pela Educação do MEC conta com a colaboração de todos os mobilizadores, inclusive as lideranças sociais, os membros de Comitês de Mobilização e os parceiros que promovem as ações do Plano de Mobilização Social pela Educação desde o seu lançamento, no ano de 2008. Para o alcance desse objetivo, é importante que cada mobilizador auxilie a equipe do MEC na divulgação desse recadastramento.

(Fonte: Blog da Mobilização)

24/08/2010

Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino convida para aula inaugural

No próximo sábado, dia 28, a partir das 8h, será realizada a aula inaugural do curso de especialização lato sensu em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino do polo local da Universidade Aberta do Brasil (UAB), viabilizado pela parceria entre o governo federal (MEC/Capes/UAB), a prefeitura de Jahu e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), responsável pela oferta do curso.
Na oportunidade haverá a presença de autoridades locais e de representantes da UTFPR (é esperado que alguns estejam presentes no polo e que outros se comuniquem com os estudantes durante a solenidade por webconferência).
De acordo com a coordenadora do Polo da UAB-Jaú, Sônia Maria Merchan Ferraz, estão sendo oferecidas 50 vagas a profissionais da área de educação que passaram por processo seletivo da UTFPR em maio, com o intuito de lhes proporcionar qualificação na perspectiva do ensino-aprendizagem. “O objetivo deste curso é capacitar os professores para atuar na Educação, enquanto agentes transformadores da nossa sociedade”, diz a coordenadora. “Nesse sentido, as atividades estarão voltadas para promover discussões sobre conteúdos inerentes ao processo ensino-aprendizagem integral, a aplicação eficiente de metodologias específicas à sua área de atuação, incentivando o professor a buscar a sua formação continuada como pesquisador e oferecendo mecanismos metodológicos relacionados à tecnologia de ensino, para a efetivação do processo ensino-aprendizagem”, ela explica.
O curso é gratuito e tem duração de 360 horas, na modalidade semipresencial.

AULA INAUGURAL CURSO EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Data: 28/08/2010 (sábado)
Horário: 8h
Local: Polo de Apoio Presencial UAB Jahu (Espaço Pedagógico “Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi) - Rua Quintino Bocaiúva, 532 – Centro, Jaú.

Projeto Coração Que Bate e Sente promove I Exposição de Trabalhos no Jaú Shopping

Na próxima quinta-feira, dia 26, a partir das 17h, no Jaú Shopping, será realizada a abertura da I Exposição dos trabalhos do Projeto Coração Que Bate e Sente.
O Coração Que Bate e Sente é um projeto da Prefeitura de Jaú, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com outras Secretarias, entidades, associações, empresas e voluntários, com o intuito de apoiar alunos das escolas municipais e suas famílias, em áreas de vulnerabilidade socioeconômica da cidade, evitando que se envolvam em situações de risco.
O projeto, hoje sediado no Jardim Maria Luiza IV, atende mais de 200 pessoas, oferecendo cursos e atividades variadas, com destaque para o reforço escolar e para a alfabetização de jovens e adultos, sob a coordenação da educadora Ana Maria Sachetto.
Em funcionamento há cerca de um ano, o Coração Que Bate e Sente já colhe bons resultados de seu trabalho, tanto que está iniciando a implantação de uma nova unidade do Projeto no bairro Jardim Padre Augusto Sani.

Pai de aluna dá palestra sobre eletricidade na EMEF "Laudelino de Abreu"

No mês de agosto, em que se comemora o Dia dos Pais, Ivan Andrade da Silva, pai da aluna Natália Ferraz da Silva, da EMEF "Laudelino de Abreu", foi à escola bater um papo com os alunos do 5° ano sobre eletricidade.Segundo informa a diretora da escola, Mônica Menin, Silva se dispôs a vir conversar com as outras turmas. "O Ivan trouxe uma apresentação e vídeos sobre o tema, orientou sobre cuidados com a rede elétrica e o bom uso da energia. Todos gostamos muito", disse a diretora.