29/03/2010

Mobilização: mais ações nos bairros

A equipe de Mobilização Social Pela Educação da Secretaria Municipal de Jaú se reuniu na última quarta-feira (24) com os agentes comunitários de saúde do Jardim Novo Horizonte, explicando os objetivos e a importância do envolvimento de todos para o sucesso do programa.
Hoje (29) as educadoras têm encontro marcado com os membros da Pastoral do Menor de Jaú, também para apresentar o que é o Programa de Mobilização Social Pela Educação e estudar parceria nas ações em prol da melhoria da Educação em nosso país.

26/03/2010

UEPG/UAB abre inscrições para seleção de tutores para cursos de Administração

Foi divulgado hoje, dia 26, o edital para seleção de tutor presencial para os cursos do Programa Nacional de Administração Pública (PNAP) oferecidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na modalidade à distância, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) dos municípios: Cerro Azul (PR), Congonhas (PR), Faxinal (PR), Ibaiti (PR), Ipiranga (PR), Jacarezinho (PR), Jaguariaíva (PR), Jaú (SP), Palmeira (PR) e Ponta Grossa (PR).

As inscrições devem ser feitas de 26/03 à 04/04/2010 pelo endereço eletrônico: http://www.nutead.org/. O candidato deve possuir diploma de graduação em Administração ou áreas correlatas. A remuneração é de R$600,00 para uma carga horária de 20h semanas a serem cumpridas no polo.
Clique no link para acessar o edital: Tutor Adm UEPG/UAB

Mais informações pelo e-mail: nutead@uepg.br

25/03/2010

Mobilização de Jaú participa de Fórum do Arranjo de Desenvolvimento Educacional de Votuporanga

Educadoras da equipe de Mobilização Social Pela Educação, da Secretaria Municipal de Educação, estiveram presentes no último dia 12 de março a um dos fóruns promovidos pelo Todos Pela Educação no município de Votuporanga.
O Todos Pela Educação, movimento que une representantes da sociedade civil, educadores, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos de Educação em prol da melhoria da qualidade da educação no Brasil, está articulando a criação e implantação dos chamados Arranjos de Desenvolvimento Educacional pelo país, que funcionam à semelhança dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), só que com o foco na Educação.
Em Votuporanga, um dos primeiros a serem implantados no Estado de São Paulo, no ano passado, o Arranjo já conta com a adesão de outros 17 municípios da região, que estão discutindo soluções e propondo metas para fazer frente aos desafios da Educação, abrangendo vários aspectos, que vão desde as concepções e práticas pedagógicas, melhora de condições físicas das escolas e a valorização dos docentes à uma gestão mais eficiente e eficaz dos recursos financeiros destinados à área.
De acordo com a Profª. Maria de Lourdes Vasconcellos Cantarelli, do Departamento de Mobilização Social Pela Educação da Secretaria Municipal de Educação de Jaú, foi bastante produtivo conhecer “in loco” o funcionamento de um arranjo já atuante. “Nossa intenção é reunir o máximo de experiências e informações para a implantação de um Arranjo Local de Desenvolvimento Educacional em Jaú”. Segundo ela, existe proposta para implantação do arranjo em Jaú desde o ano passado, quando o presidente executivo do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, esteve reunido com prefeitos e secretários de educação de mais de 20 municípios da região, no auditório da Faculdade de Direito da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, em outubro. “Em conversa com o Prof. Mozart lá em Votuporanga, ele nos disse que acabou deixando o nosso arranjo de lado, porque, embora tenha gostado muito do pessoal de Jaú, não viu muito interesse dos representantes das outras localidades”, diz ela, explicando que o projeto não é viável sem a adesão de um número razoável de municípios.

Mobilização Social Pela Educação vai aos bairros

Na última semana a equipe de Mobilização Social Pela Educação, da Secretaria Municipal de Educação, pediu o apoio da coordenação do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Jardim Cila de Lúcio Bauab, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para a divulgação do Programa de Mobilização Social Pela Educação junto aos moradores do bairro, no que foi prontamente atendida.
O espaço foi cedido para a realização de reuniões, assim como a coordenação do CRAS se colocou à disposição para agendar a próxima reunião e convidar as famílias, auxiliando as educadoras no que for possível.
No Jardim Santa Helena, as educadoras se reuniram com os agentes comunitários de saúde no P.A.S. do bairro, onde explanaram sobre a necessidade de levar o programa ao conhecimento do maior número de pessoas possível e entregaram 500 exemplares da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” aos agentes, para que eles distribuam para as famílias do bairro.
Na oportunidade, também foram distribuídas fichas de inscrição para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

18/03/2010

Olimpíada de Língua Portuguesa - Projeto Escrevendo o Futuro 2010

A Secretaria de Educação do Município deve fazer a adesão à “Olimpíada de Língua Portuguesa” até dia 14 de maio objetivando contribuir com a formação dos professores e melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas.
“Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro 2010” é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos em Pesquisas e Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Participarão professores da Rede pública que estiverem lecionando em 2010 e seus alunos dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos. Na rede municipal de ensino de Jaú, somente a escola EMEF “Professor Enéas Sampaio Souza” possui alunos até o 9º ano.
As demais escolas participarão apenas com alunos e professores dos 5º anos, antiga quarta série. O concurso acontece a cada dois anos e a primeira edição, realizada em 2008 teve 6 milhões de estudantes.

(Texto: Depto. Comunicação Prefeitura de Jaú)

Semana da água movimentará alunos do município para a conscientização ambiental

Foi aberta na manhã de hoje, no Parque do Rio Jahu a Semana da Água, que contou com a participação de estudantes da rede pública e privada de ensino e população em geral.

Alunos da educação infantil da EMEF “Maria de Lourdes Camargo Melo” fizeram apresentação musical especial durante a abertura. Alunos de todas as EMEFs participarão durante o dia de oficinas de reciclagem, sabão ecológico, atividades de trilha no horto, atividades de educação ambiental, além da programação que seguirá até o próximo dia 22.
Amanhã, as atividades serão no Horto Municipal Na próxima segunda-feira, os alunos da EMEF Dr. Pádua Salles apresentarão musical teatral no Parque do Rio Jahu, a partir das 14h00.
A gincana de arrecadação de óleo de cozinha usado, realizada nas EMEFs urbanas e rurais, foi um sucesso. Até sexta-feira  o balanço do total arrecadado já estará finalizado. Até o momento a arrecadação já superou 2 mil litros do óleo usado que será destinado ao FUSS (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural) para fabricação do sabão ecológico. A classe vencedora da gincana será premiada com passeio ao zoológico de Bauru.
A brincadeira mobilizou alunos e famílias na conscientização do impacto causado pelo descarte errôneo do óleo de cozinha usado. Cada família descarta por mês, cerca de 1 a 2 litros de óleo. Descarte esse, que é feito nos ralos ou então, colocados em saquinhos plásticos e jogados nas latas de lixo. O óleo quando jogado no ralo, faz uma crosta no encanamento equivalente ao cimento que gruda com restos de alimentos e outras coisas que acabam ocorrendo o entupimento.
Para a água, o produto forma uma camada na superfície do líquido que bloqueia a entrada da luz do sol necessária para a fotossíntese dos organismos aquáticos. Um litro de óleo, contamina cerca de 25 mil litros de água.
Nos próximos dias, muitas atividades estão previstas na programação do evento como forma de conscientizar a população sobre a situação da água no mundo e no município.

(Fonte: Depto. Comunicação Prefeitura de Jaú)

17/03/2010

Alunos das escolas municipais terão acesso a Lousas Digitais

A partir do início desta semana (15 de março), alunos das escolas municipais assumirão a Lousa Digital como um novo equipamento educativo e informativo. A Secretaria da Educação iniciou a instalação de lousas digitais, recentemente adquiridas pela Prefeitura Municipal, nas EMEFS do município e no Espaço Pedagógico objetivando dotar as escolas de recursos pedagógicos modernos, eficientes e atraente aos alunos.
O investimento leva tecnologia aos mais de 8 mil alunos da rede municipal. Com o toque dos dedos na lousa digital é possível acessar a internet, abrir arquivos, fazer buscas, arrastar figuras, recortar, colar e até programar a gravação de conteúdos de programas. Há uma infinidade de recursos que o professor pode aplicar aos alunos. Com uma caneta - nas cores azul, preta, vermelha - o professor pode escrever, destacar, sublinhar, desenhar. Outro recurso permite gravar a voz do professor e imagens, que poderão ser reproduzidas posteriormente.
A medida da administração do município garantiu grande avanço na educação Jauense. Em média as 17 EMEFS de Jaú irão receber uma lousa, exceto a EMEF "Profº. Enéas Sampaio Souza" (CAIC) e o Espaço Pedagógico que receberão duas devido ao tamanho e às maiores necessidades de uso. Após o término das instalações, previsto para o fim do mês, a Secretaria oferecerá capacitação sobre os recursos e programas da lousa digital aos docentes.

(Fonte: Depto. Comunicação Prefeitura de Jaú)

Programa prevê manter alunos nas escolas em período integral

A prefeitura Municipal irá implantar em quatro escolas municipais do Ensino Fundamental o “Programa Mais Educação” visando melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência das crianças nas escolas.
O Programa Mais Educação, criado pelo Ministério da Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar e será implantado em quatro escolas municipais: EMEF Vereador Ângelo Ronchesel, no Distrito de Potunduva, EMEF Professor Jayme de Oliveira e Sousa, no Jardim São José, EMEF Professor Maria de Magalhães Castro, no Jardim Pedro Ometto e EMEF Comendador José Maria de Almeida Prado no Jardim Nova Jaú.
O projeto ainda está em fase de análise e estudos para adequação da estrutura e implantação efetiva do programa. As escolas receberão os recursos e materiais para implantação de projetos como fanfarra e rádio-escola.

(Texto: Depto. Comunicação Prefeitura de Jaú)

Educação oferece curso aos coordenadores e diretores da rede municipal

A Secretaria de Educação promove curso sobre construção de práticas colaborativas para a integração de novas tecnologias na gestão escolar objetivando integrar o uso de tecnologias na gestão e no processo de ensino e aprendizagem.
O curso está sendo ministrado pela formadoras Michele Schmitz e Adriana Lima desde o início da semana (15 de março) e terminará na próxima sexta-feira (19) e é destinado aos coordenadores e diretores da rede municipal de ensino, no Espaço Pedagógico.

(Texto: Depto. Comunicação Prefeitura de Jaú)

15/03/2010

Governo do Estado vai entregar mais um ônibus escolar para Jaú

O Prefeito Municipal estará em São Paulo hoje (15) para receber o 2º ônibus escolar da Secretaria da Educação do Estado.
No início de 2010 os 645 municípios paulistas, entre eles Jaú, receberam um ônibus escolar do Governo do Estado, mas a atual administração reivindicou a necessidade do município em receber um segundo ônibus para melhor atender a demanda da cidade.
A Secretaria de Educação do município transporta hoje cerca de 6.200 alunos da rede municipal e estadual de ensino nos três períodos, de segunda a sexta-feira, com ônibus terceirizados. Os dois ônibus serão utilizados para transporte das crianças em atividades extraclasse.

(Texto: Depto. Comunicação da Prefeitura de Jaú)

11/03/2010

Prefeitura de Jaú divulga edital de concurso público para docentes e outros cargos

O edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Jaú para diversos cargos para docentes, auxiliar de desenvolvimento infantil e inspetor de alunos está disponível no site da organizadora da seleção, a empresa Sigma Assessoria: http://www.sigmaassessoria.com.br/.
As inscrições, que vão de 12 a 22 de março, devem ser feitas online, após pagamento de taxa de inscrição de R$22,00 para inspetor de alunos e R$35,00 para docentes e auxiliar de desenvolvimento infantil.
No mesmo site consta edital de concurso público da Prefeitura de Jaú para diversos cargos, como engenheiro, médicos, fiscal tributário, fonoaudiólogo, dentista, técnico em radiologia, entre outros.

Alunos participam de Encontro de Karatê em Ibiúna -SP


Três adolescentes que participam das aulas de Karatê, oferecidas pelo Coração Que Bate e Sente em parceria com a Academia Dojo, estiveram no último fim de semana no 42º Gashuku Karatê 2010. O evento, realizado em Ibiúna - SP, reúne atletas de todo o Brasil na modalidade Dô Wadô - Kai, para desenvolvimento de técnicas puras do Karatê, padronização do sistema de ensino e intercâmbio técnico.
Lá, Jeneilton da Silva Santos, Denise Carolina dos Santos e Suelen Cristina Braz, puderam participar de palestras e treinamento, acompanhados da nova companheira de Karatê, a professora da EMEF "Prof. Antonio Waldomiro de Oliveira", Lidiane Aguilera Ferreira dos Santos, do instrutor Mario Panucci da Academia Dojo e membros de sua equipe.

08/03/2010

Começa hoje, dia 8, prazo para matrículas de aprovados em curso de Administração Pública da UAB

A lista de aprovados em primeira chamada para o curso de graduação em Administração Pública, oferecido pelo polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Jaú em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi divulgada na última sexta-feira, dia 5, no site da UEPG: www.cps.uepg.br/uab.
Os 50 classificados candidatos selecionados, que irão compor a primeira turma de nível superior do polo jauense, devem efetivar sua matricula no curso de 8 a 19 de março. Para isso, necessitam enviar via sedex para a UEPG os documentos exigidos no edital abaixo, além de requerimento para solicitar registro acadêmico e matrícula e ficha individual de desempenho, que podem ser obtidos no site da universidade, e comprovante declarando não estar matriculado em nenhuma outra instituição pública.
Os documentos precisam ser enviados para a Divisão de Educação a Distância e de Programas Especiais da UEPG, que fica na Avenida Carlos Cavalcanti, 4748, CEP 84030-900, em Ponta Grossa (PR). A divulgação da segunda chamada deve ocorrer poucos dias depois de 19 de março.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3622-5838, ou no próprio polo da UAB-Jaú, que funciona no Espaço Pedagógico “Profª Kátia Pascolat Domeniconi”, na Rua Quintino Bocaiúva, 532, Centro.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
EDITAL No 16/2010 – CPS
1a CHAMADA

O Presidente da Comissão Permanente de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no uso de suas atribuições, torna público o resultado do 1o Concurso Vestibular de 2010 de Curso de Graduação a Distância, em primeira chamada, até o limite de vagas ofertadas para o curso de Administração Pública, acompanhado das respectivas listas de espera.
I – Os polos de oferta e número de vagas constam nesta relação.
II – Anexas ao presente Edital estão as relações nominais alfabéticas para a primeira chamada (por polo de oferta) na coluna à esquerda, acompanhadas pelas respectivas listas de espera, quando houver (por ordem de classificação), na coluna à direita.
III – A relação nominal de todos os candidatos, com a respectiva ordem de classificação, encontra-se disponível na Pró-Reitoria de Graduação, no Campus da UEPG em Uvaranas – Ponta Grossa – PR, e no seguinte endereço da internet: http://www.uepg.br/cps
IV – O boletim de desempenho poderá ser obtido individualmente pelo candidato no seguinte endereço da internet: http://www.uepg.br/cps ou mediante solicitação no Protocolo Geral da UEPG.
V – O registro acadêmico e a matrícula dos candidatos classificados, respeitadas rigorosamente a oferta dos cursos e as respectivas vagas estabelecidas, serão efetivados mediante o encaminhamento pelo Correio, via SEDEX, para:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Divisão de Educação a Distância e de Programas Especiais
Av. Carlos Cavalcanti, 4748
84.030-900 – Ponta Grossa – PR

dos documentos indicados abaixo, em perfeita ordem e sem rasura, impreterivelmente, no período de 08 a 19 de março de 2010.
a) Requerimento para solicitar registro acadêmico e matrícula, providenciado via on-line, através do endereço www.uepg.br
b) 2 (duas) vias, uma das quais original e a outra em fotocópia, do histórico escolar completo da conclusão do ensino médio ou equivalente, com data de até o dia do registro acadêmico em primeira chamada, preferencialmente visado pelo órgão competente (Inspetoria, Núcleo ou Delegacia de Ensino, etc.), que poderão ser substituídos por qualquer um dos seguintes documentos, em fotocópia face e verso na mesma folha e em 2 (duas) vias: diploma de curso de nível médio ou equivalente, assinado e registrado, ou diploma de curso superior, registrado.
c) 2 (duas) vias da certidão de nascimento ou de casamento, em fotocópia.
d) Documentação de identificação, em fotocópia (em face diferente).
e) Título de eleitor, em fotocópia, para candidato maior de 18 anos, que poderá ser dispensado apenas para o candidato que não for obrigado a possuí-lo, com a obrigatoriedade de apresentá-lo tão logo o possua.
f) Prova de estar em dia com o serviço militar, em fotocópia, para os convocados do sexo masculino, que poderá ser dispensado apenas para o candidato que não for obrigado a possuí-lo, com a obrigatoriedade de apresentá-lo tão logo o possua.
g) 1 (uma) fotografia 3x4, recente.
h) Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Secretaria da Receita Federal, se houver.
i) Ficha individual de desempenho e classificação no presente concurso vestibular, obtida conforme estabelecido no item IV deste Edital.
j) Declaração de não estar matriculado em outro curso de graduação em qualquer instituição pública (Lei Federal no 12.089/2009), providenciada no endereço https://sistemas.uepg.br/desenvolvimento/pro-reitorias/prograd/confirmacao_de_matricula
k) Em cumprimento da Resolução UNIV no 66/2006, as fotocópias dos documentos necessários para a efetivação do registro acadêmico deverão ser autenticadas em cartório ou tabelionato.
l) O não encaminhamento dos documentos solicitados implicará na perda da vaga.
m) O candidato convocado que tenha ou teve vínculo acadêmico com a UEPG deverá apresentar documento comprovando tal condição e deverá fornecer novamente os documentos indicados na alínea "a" acima.
n) O candidato que tenha efetivado registro acadêmico e matrícula no curso de graduação a distância e desejar aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior, ou em outro curso de graduação da UEPG, deverá protocolizar solicitação, conforme regulamentação específica, até a data estabelecida no calendário universitário próprio da modalidade de educação a distância da UEPG.
VI – No dia 26 de março de 2010 a UEPG divulgará o Edital do deferimento das matrículas nos polos, e disponibilizará, no site http://www.uepg.br, as vagas que sobrarem após o registro acadêmico e matrícula dos convocados em 1a chamada e as devidas instruções para a realização do registro acadêmico e matrícula dos candidatos que se encontrarem na lista de espera.

Registre-se, divulgue-se e arquive-se.

Ponta Grossa, 04 de março de 2010.