25/02/2010

Mobilização se reúne com vereadores

Na tarde da última terça-feira, dia 23, a equipe de Mobilização Social Pela Educação da Secretaria Municipal de Educação de Jaú esteve reunida com vereadores da Câmara Municipal de Jaú, com o objetivo de angariar o apoio dos membros do Legislativo em prol das atividades de Mobilização.
As educadoras Maria de Lourdes Vasconcellos Cantarelli, Lúcia Helena Bagaiolo Grizzo, Lúcia Helena Ormelese de Barros e Ana Maria Sachetto, acompanhadas do ex-Secretário Municipal de Educação de Jaú, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, que fez questão de participar do encontro, apresentaram os objetivos, projetos e propostas de ações da Mobilização em Jaú aos vereadores Carlos Alexandre Ramos (Kakai) e Tito Coló Neto e aos assessores dos vereadores Paulo de Tarso Nuñes Chiode, José Aparecido Segura Ruiz, Carlos Alberto Bigliazzi Magon, Ronaldo Formigão e Ademar Pereira da Silva (Dema).
De acordo com Lourdes Cantarelli, a equipe ainda falou sobre as ações do Movimento Todos Pela Educação, do programa Brasil Alfabetizado e da Educação de Jovens e Adultos no município, além de terem apresentado a cartilha “Acompanhando a vida escolar de seus filhos”.
Interessados, os vereadores pediram para que, numa das próximas sessões da Câmara Municipal de Jaú, a equipe faça uso da Tribuna Livre, alcançando, assim, a atenção de todos os vereadores, Imprensa e público presente.

18/02/2010

Alunos da Rede Municipal de Ensino voltam às aulas

O ano letivo, que tem início hoje, dia 18, traz de volta às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Jaú cerca de 11 mil alunos.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, os primeiros dias incluem trabalhos de recepção e acolhida dos estudantes, além da adaptação de alunos ingressantes. "As escolas estão preparadas para receber todos os alunos, embora a frequência deva ficar um pouco abaixo da esperada em decorrência de que muitos aproveitam para viajar durante o Carnaval e acabam prolongando o feriado", diz ele.
Na semana passada, os professores passaram por capacitações e palestras, além de reuniões para o planejamento das atividades do ano letivo.
Posted by Picasa

11/02/2010

Jardim Maria Luiza IV participa de Mobilização Social Pela Educação

Equipe de Mobilização fará reuniões mensais para atender a comunidade de um dos bairros mais carentes de Jaú

Com o intuito de ampliar os esforços em prol da Educação, a equipe de Mobilização Social Pela Educação de Jaú realizou sua primeira reunião no Jardim Maria Luiza IV, na periferia do município.
O encontro, realizado ontem nas dependências do Projeto Coração Que Bate e Sente, projeto de apoio aos alunos e famílias da localidade mantido pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de vários representantes da comunidade e do Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, que iniciou exposição sobre a importância do envolvimento de todos na melhoria da Educação no país.
Em seguida, Lúcia Helena Ormelese de Barros e Maria de Lourdes Vasconcellos Cantarelli, da equipe de Mobilização da Secretaria Municipal de Educação, apresentaram o que é o programa Mobilização Social Pela Educação e discutiram os itens da cartilha “Acompanhem a Vida Escolar de Seus Filhos”, que foi distribuída, teve grande receptividade junto aos presentes e será também entregue aos pais de alunos da EMEF “Prof. Antonio Waldomiro de Oliveira” na sua primeira Reunião de Pais e Mestres.
Na ocasião, ficou acertada a realização de uma reunião mensal no local para elaboração e execução de atividades de Mobilização Pela Educação.
Vale ressaltar ainda as presenças de Ana Maria Sachetto, coordenadora do Projeto Coração Que Bate e Sente; Maria Helenice Zamboni Genaro, diretora da EMEF “Prof. Antonio Waldomiro de Oliveira”; Fernando Figueiredo, da Rede Social Senac-Jaú; Gledes Botter Fascina, da Secretaria Municipal de Saúde; Sueli de Bernadin Silva, Bruna Maria Milanezi Valdrighi Crespilho e Andréia Simões Barreiro, agentes comunitários de saúde; Zulmira Bastos Borel, da Pastoral dos Vicentinos, Selma Alves da Cunha e Zuleide Viaro Tirollo, da Pastoral da Criança, Kelly Cristina Veríssimo Leite, do Projeto Futuro Melhor; e Sandra Alves da Cunha, mãe de aluno.

UAB Jaú inscreve para curso de especialização em Gestão em Saúde

Profissionais de nível superior que prestam serviços na rede de saúde constituem público-alvo de curso de pós-graduação gratuito

O Polo da Universidade Aberta do Brasil de Jaú (UAB-Jaú) está com inscrições abertas, até o dia 24 de fevereiro, para o curso de pós-graduação lato sensu – especialização – em Gestão em Saúde.
De acordo com a coordenadora do Polo da UAB-Jaú, Sônia Maria Merchan Ferraz, o curso está sendo oferecido pela parceria Capes/UAB e a Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Jaú, com disponibilidade para preenchimento de 50 vagas.
O curso destina-se aos portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos de saúde que exerçam ou tenham aspirações ao exercício de gestão pública crítica e socialmente significativa, incorporando os valores e princípios do Sistema Único de Saúde no Brasil.
O curso possui carga horária total de 620h, com duração de 18 meses. A formação será desenvolvida na modalidade à distância, com momentos presenciais.
Poderão participar do processo seletivo gestores em saúde com nível superior, profissionais de saúde graduados e/ou outros profissionais de nível superior que prestam serviços na rede de saúde.
Para efetivar o pedido de inscrição, o candidato deve, de 8 a 24 de fevereiro de 2010, preencher a ficha de inscrição individual, disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.uab.fmb.unesp.br/ e encaminhar, dentro do mesmo período, à Faculdade de Medicina de Botucatu, o comprovante de inscrição com a documentação exigida no edital, disponibilizada no mesmo site.

09/02/2010

UAB divulga local de prova de vestibular do curso de Administração Pública

A coordenadora do polo da Universidade Aberta do Brasil de Jaú, Sônia Maria Merchan Ferraz, divulgou no final da tarde de ontem que a prova do vestibular do curso de graduação em Administração Pública, oferecido pela parceria Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), será realizado em 21/02, a partir das 8h, na EMEF "Dr. Pádua Salles". “Mas os candidatos devem comparecer ao local, preferencialmente, com meia hora de antecedência, que é quando se dará a abertura do acesso ao local de provas”, ela alerta.
157 candidatos se inscreveram para concorrer às 50 vagas deste que é o primeiro curso de graduação a ser oferecido pelo polo da UAB em Jaú, na modalidade de ensino semipresencial à distância.

Prova Vestibular Curso Administração Pública UEPG/UAB-JAÚ: Dia 21/02/2010
As provas do concurso vestibular, que visam a avaliar conhecimentos ministrados no ensino médio ou equivalente, serão realizadas em duas etapas:

1ª Etapa - Vocacionada
Abertura do acesso ao local de provas: 07h30min
Fechamento do acesso ao local de provas: 08h15min
Início da resolução das questões: 08h45min

2ª Etapa - Conhecimentos Gerais
Abertura do acesso ao local de provas: 14h00min
Fechamento do acesso ao local de provas: 14h45min
Início da resolução das questões: 15h15min

Serviço: Polo de Apoio da Universidade Aberta do Brasil – UAB – Jaú
Rua Quintino Bocaiúva, 532, Centro, Jaú – SP.
Tel.: (14) 3622-5838

EMEF "Dr. Pádua Salles"
Rua Edgard Ferraz, 665, Centro, Jaú - SP (ao lado do prédio da Prefeitura Municipal)
Tel: (14) 3622-3422

08/02/2010

Cronograma atualizado da semana de capacitação e planejamento escolar

Os vários departamentos da Rede Municipal de Ensino de Jaú estão se articulando para o início do ano letivo, com a volta dos alunos às escolas no dia 18.
Durante as férias, as escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental passaram por serviços de manutenção e pintura.
Na próxima semana acontece a volta dos professores, que passarão por capacitações dos programas da Secretaria e desenvolverão atividades de planejamento escolar. Confira a programação atualizada abaixo:

DIAS 09/02 E 10/02: CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES PELA EQUIPE DO SISTEMA DE ENSINO PUERI DOMUS


Horário: manhã: das 8h às 12h - tarde: das 13h às 17h
Local: CAIC 15 DE AGOSTO
Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II e Educação Infantil.
* No dia 09/02 a capacitação dos Professores de Ensino Fundamental II será o dia todo (manhã e tarde) e no dia 10/02 estarão dispensados das atividades.
* O professor que “dobra” o mesmo Ano (Série) deverá cumprir o 2º horário na Unidade Escolar. (Ex.: 5º Ano de Manhã e 5º Ano tarde)

DIA 11/02: PALESTRA NO TEATRO MUNICIPAL ELZA MUNERATO
Horário: das 8h às 11h
Palestrante: Carla Mauch – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Público Alvo: Todos os professores da Rede Municipal de Ensino (Ensino Fundamental I e II e Educação Infantil)
* Os professores que tem dois cargos ou que “dobram” deverão participar das atividades de Planejamento em sua Unidade Escolar no período da tarde.
* Os professores que tem aula somente no período da tarde deverão comparecer no período manhã no Teatro Municipal para assistir a palestra.

CAPACITAÇÃO LEGO (PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL) – COM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será nos dias 11/02 e 12/02, com abertura das atividades no Cine Municipal e em seguida os professores irão se dirigir à EMEF "Dr. Pádua Salles".
No dia 11/02, os professores serão divididos em duas turmas:
1ª Turma: das 13h às 17h – Professores do período da manhã;
2ª Turma: das 16h às 20h – Professores do período da tarde.
No dia 12/02, os professores deverão se encaminhar à EMEF "Dr. Pádua Salles":
Período da Manhã: das 7h30min às 11h30min;
Período da Tarde: das 13h às 17h.
* Os professores que tem 02 cargos ou que “dobram” deverão participar das atividades de Planejamento em sua Unidade Escolar no período contrário.

DIA 12/02: PLANEJAMENTO NA UNIDADE ESCOLAR
Período da Manhã: das 7h30min às 11h30min
Período da Tarde: das 13h às 17h
Público Alvo: Professores de Ensino Fundamental I e II

Fonte: EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

02/02/2010

UAB-Jaú promove solenidade de abertura do II Curso de Especialização em Ensino de Ciências

No próximo sábado, dia 06, será realizada aula inaugural do II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, oferecido pela UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ –, em parceria com o Ministério da Educação, no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Jaú. O Curso de Especialização para o Ensino de Ciências na modalidade de Ensino a Distância tem como objetivo capacitar professores das áreas de ciências que atuam nos níveis de ensino fundamental, médio e superior de Jaú e região que se inscreveram no processo seletivo em 2009.
De acordo com a coordenadora do polo da UAB-Jaú, Sônia Maria Merchan Ferraz, “espera-se que o profissional egresso do curso tenha como perfil, potencialidade para ser um pesquisador com constantes investigações na sua área de atuação com reflexões a respeito de práticas pedagógicas; investigar e aplicar metodologias de ensino já consolidadas no meio acadêmico; propor, desenvolver e testar novas metodologias de ensino; utilizar adequadamente as tecnologias educacionais como: microcomputadores, softwares, vídeos, Internet, televisão, máquina digital, projetores de multimídias entre outros; elaborar e desenvolver projetos de pesquisa sobre o ensino de Ciências”.
Foram oferecidas 40 vagas para o curso, que possui carga horária de 360h, distribuídas ao longo do ano.
O polo da UAB em Jaú funciona nas instalações do Espaço Pedagógico, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 532, no centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da UAB/Espaço Pedagógico: (14) 3622-5838.

SOLENIDADE DE ABERTURA II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS UFTPR/UAB-JAÚ

Data: 06/02/2010
Horário: 8h
Local: Polo da Universidade Aberta do Brasil de Jaú (Espaço Pedagógico “Profª Kátia Pascolat Domeniconi” – Rua Quintino Bocaiúva, 532, Centro, Jaú).