28/10/2009

Debate sobre policiamento escolar deve intensificar ações do poder público

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Secretaria de Administração e Recursos Humanos realizou na tarde de ontem (27) debate sobre o policiamento escolar.
A iniciativa reuniu o comandante da 1ª Companhia da PM de Jaú, Capitão Luiz Gustavo Toaldo Pistori, Major Ramos, diretores das escolas municipais e estaduais, vice presidente da Câmara Municipal José Carlos Zanatto, representantes do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Jaú, o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Campos Prado Junior, o Secretário de Administração João Roberto de Chico, o Tenente Daniel além da equipe de soldados da Polícia Militar que atua na ronda escolar.
O objetivo da reunião foi fazer um levantamento dos problemas que as escolas municipais e estaduais vem sofrendo em relação à violência e para a Polícia Militar acolher os problemas para que possam estudar o cartão de prioridades de patrulhamento. De acordo com o Secretário de Educação, “É importante a integração entre os policiais, especialmente os da Ronda Escolar, o guarda-escola, professores, diretores, alunos e a própria comunidade dos bairros para diminuirmos a violência, o consumo de drogas e os delitos cometidos contra os próprios estudantes e contra o patrimônio escolar”.
Segundo Major Ramos, a Polícia Militar realiza policiamento escolar através de quatro formas de atuação, Policiamento Fixo, Ronda Escolar, Rádio Patrulhamento e Atuação em Horários Específicos. Em Jaú somente duas modalidades são aplicadas devido ao indicativo de violência ser muito baixo. Ainda assim, além do policiamento, Jaú conta com 24 voluntários que complementam a guarda nas escolas municipais e estaduais.
Os problemas apontados durante a reunião foram em relação à segurança patrimonial, vandalismo ocorrido fora dos horários de funcionamento das escolas, a Polícia Militar irá reforçar o patrulhamento da ronda escolar e rádio patrulha, para tanto a Prefeitura Municipal pede o apoio de toda a população para que fiquem atentos e quando casos como esses forem flagrados ligar para o 190. Além disso, a Prefeitura Municipal tem projetos de maior segurança como iluminação, instalação de cercas elétricas e câmeras de segurança que estão sendo estudados.

(Fonte: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Jaú)

Educação Infantil abre período de matrículas em novembro

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que durante o mês de novembro as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) estarão realizando as matrículas e rematrículas dos alunos dos alunos do Jardim I e II (4 e 5 anos).
De acordo com a supervisora das escolas de Educação Infantil, Marisa Ribi Oppermann Aroni, do dia 3 ao 13 serão realizadas as rematrículas para as crianças que já frequentam a Educação Infantil e do dia 16 ao 30, as matrículas para os ingressantes na Educação Infantil, que completam 4 anos até 30 de junho do ano que vem. “Nesse caso, os pais devem comparecer à EMEI mais próxima de sua casa, munidos de cópia da certidão de nascimento e da carteira de vacinação da criança, além de cópia do comprovante de endereço”, explica a supervisora.

19/10/2009

Ementas Curso de Especialização para o Ensino de Ciências UAB-Jahu/UFTPR

Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira
Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação
Curso de Especialização em Ensino de Ciências

O Curso de Especialização para o Ensino de Ciências na modalidade de Ensino a Distância tem
como objetivo capacitar professores das áreas de ciências que atuam nos níveis de ensino fundamental,
médio e superior na arte de ensinar.
Espera-se que o profissional egresso do curso tenha como perfil, potencialidade para:
· ser um pesquisador com constantes investigações na sua área de atuação com reflexões a
respeito de práticas pedagógicas;
· investigar e aplicar metodologias de ensino já consolidadas no meio acadêmico;
· propor, desenvolver e testar novas metodologias de ensino;
· utilizar adequadamente as tecnologias educacionais como: microcomputadores, softwares,
vídeos, Internet, televisão, máquina digital, projetores de multimídias entre outros;
· elaborar e desenvolver projetos de pesquisa sobre o ensino de Ciências;

Disciplinas/Módulos
Educação Ambiental no Ensino de Ciências (30 horas)
Resgate Histórico da Educação Ambiental e Evolução das Ciências. Conceituação e Percepções em
Educação Ambiental. Princípios básicos da Educação Ambiental. Política Nacional de Educação
Ambiental. Ações Antrópicas no Meio Ambiente e a Importância da educação Ambiental na Atualidade.
Estratégias de Educação Ambiental nos processos Educativos em Caráter Formal e Não Formal.
Programas e projetos em educação Ambiental.

Metodologia da Pesquisa (30 horas)
Introdução à Ciência. Produção, apreensão e transmissão de conhecimentos pela pesquisa. O problema
da pesquisa, hipóteses e suas formulações. O projeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa. A pesquisa
bibliográfica. As normas para o trabalho acadêmico. O relatório monográfico. A linguagem e a produção
científica.

Ciência de Alimentos (30 horas)
Alimentos: definições, classificação, funções, importância e disponibilidade. Importância da ciência e
tecnologia de alimentos. Alterações em alimentos. Princípios e métodos de conservação e transformações
em alimentos. Controle de qualidade e legislação de alimentos.

Experimentação Matemática no Ensino de Ciências (30 horas)
A pesquisa e a experimentação no ensino-aprendizagem da Matemática. Estudo de Funções matemáticas
com uso de experimentos: representação gráfica e aplicações com uso de planilhas eletrônicas.
Introdução à Geometria Plana e Geometria Espacial. Matemática em ambientes informatizados. Questões
e desafios para o ensino da matemática aplicada.

Química Ambiental no Ensino de Ciências (30 horas)
Química aquática. Metais e especiação química. Diagramas. Variáveis físico-químicas das águas.
Fotoquímica aquática. Ciclo biogeoquímico de poluentes. Interação Água-atmosfera. Interação Águasedimento.
Poluição aquática. Ecotoxicologia. Monitoramento ambiental e legislação.

Políticas Educacionais e a Prática Docente (30 horas)
Políticas Educacionais. Educação profissional e Tecnológica. Valores Burocráticos e Profissionais da
Prática docente Educação Brasileira e seus Aspectos Político e Sócio-Econômico. Professor como
pesquisador da sua prática pedagógica. A prática Docente e a Formação Cidadã. Formação
Profissionalizante. Formação Continuada. Prática Docente e a Tecnologia.

Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências (30 horas)
Influência da informática na Educação. Hardware e software utilizados na educação. Internet na educação.
Software Educacional.

Epistemologia da Ciência e o Ambiente de Ensino (30 horas)
Paradigmas que norteiam a elaboração do conhecimento científico. Fundamentos históricos,
epistemológicos, sociológicos e éticos da ciência. A epistemologia e suas contribuições no ensinoaprendizagem.
Fatos e teorias no processo de socialização do conhecimento científico. Transposição do
saber científico em espaços de ensino.

Experimentação Química no Ensino de Ciências (30 horas)
História e desenvolvimento da química: átomos, moléculas, funções químicas, processos químicos e
reações químicas. Abordagem integrada do conhecimento químico e o cotidiano. Aspectos teóricos da
interpretação. Caracterização e registro da linguagem química na formação e produção do pensamento
químico como ciência, tecnologia, pesquisa e sociedade. Laboratório de Ciências: atividades no ensino de
química. Reflexões e textos complementares.

A Saúde e a Reeducação Alimentar no Processo Ensino-Aprendizagem (30 horas)
Aspectos Cognitivos e Educacionais do Comportamento Alimentar. O Processo de escolha de Alimentos.
Abordagem dos Hábitos Alimentares sob a ótica sócio-educacional, cultural e religiosa. Prevenção das
Doenças Crônico-Degenerativas na infância e adolescência. A funcionalidade dos alimentos através dos
princípios bioativos e sua relação com a saúde. A repercussão sensorial do alimento sobre a reeducação
alimentar. As diversas interações entre nutrientes e sua importância na saúde.

Física no Ensino de Ciências (30 horas)
Levantamento de problemas relacionados ao ensino da Física. Aula prática: desenvolver uma atividade
significante no contexto do ensino da Física. O ensino-aprendizagem de Física com uso de experimentos.
Resgatar momentos da história da Física. Processos de avaliação de Física.

Biologia no Ensino de Ciências (30 horas)
O ensino da Biologia e as dificuldades pedagógicas. Evolução: níveis de organização da vida e dos seres
vivos. Evolução. Diversidade. Botânica. Zoologia. Ecologia. Aula prática: desenvolver uma atividade
significante no contexto do ensino da Biologia. Processos de avaliação de Biologia.

Edital Curso de Especialização para o Ensino de Ciências UAB-Jahu/UFTPR

Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira
Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação
EDITAL Nº 19/09 – GEPPG
II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
(POLO DE JAU)
Pelo presente, faço saber os interessados que se encontram abertas as inscrições para
o II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS a ser ofertado no Polo de
Apoio Presencial de JAU-SP, aprovado pela Resolução 101/09 COEPP, obedecendo às
seguintes condições, conforme Deliberação 05/2002 – COUNI que aprova o Regulamento dos
Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR.
I - TÍTULO DO CURSO
II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS – MODALIDADE
ENSINO A DISTÂNCIA (POLO JAU)
Área de Conhecimento: Ciências Nível: Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu)
II – FINALIDADE DO CURSO
O Curso de Especialização para o Ensino de Ciências na modalidade de Ensino a
Distância tem como objetivo capacitar professores das áreas de ciências que atuam nos níveis
de ensino fundamental, médio e superior na arte de ensinar.
Espera-se que o profissional egresso do curso tenha como perfil, potencialidade para:
· ser um pesquisador com constantes investigações na sua área de atuação com
reflexões a respeito de práticas pedagógicas;
· investigar e aplicar metodologias de ensino já consolidadas no meio acadêmico;
· propor, desenvolver e testar novas metodologias de ensino;
· utilizar adequadamente as tecnologias educacionais como: microcomputadores,
softwares, vídeos, Internet, televisão, máquina digital, projetores entre outros;
· elaborar e desenvolver projetos de pesquisa sobre o ensino de Ciências.
III – INSTALAÇÕES
Os encontros presenciais do curso serão realizados no Polo de Apoio Presencial
Rua Quintino Bocaiuva, 532 - Centro
CEP : 17301-340 Cidade : Jau- SP
IV – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO
Inscrição no site http://ead.utfpr.edu.br 16/10/09 a 05/11/2009
Seleção 09/11 a 21/11/2009
Resultado da Seleção 24/11/2009
Matrícula em Primeira Chamada 02 e 03/12/2009
Segunda Chamada 11/12/2009
Matrícula da Segunda Chamada 17/12/2009
I Encontro Presencial 05 ou 06/02/2010
Início das Aulas 06/03/2010
V – TURNO DE FUNCIONAMENTO
a) O curso terá duração de 360 (trezentas e sessenta) horas, excluindo o tempo destinado a
atividades extracurriculares individuais e à monografia;
b) O início do curso será no dia 06/03/2010, estando o término das atividades escolares
programadas para 27/03/2011, data em que todos os trabalhos de encerramento deverão estar
concluídos, incluindo apresentação e aprovação das monografias;
c) As aulas serão desenvolvidas de acordo com o calendário previsto no projeto, sendo que os
encontros presenciais ocorrerão sempre aos sábados no período diurno;
d) Os encontros presenciais compõem-se das provas e aulas marcadas pelo professor em cada
disciplina. O aluno selecionado deverá participar obrigatoriamente do I Encontro Presencial,
conforme item IV do Edital, de um curso preparatório chamado de Utilização de MultiMeios
composto de 8 horas presenciais, onde os alunos serão divididos em 2 turmas pela equipe do
EaD da UTFPR (no dia em que o candidato aprovado fizer a sua matrícula), para os dias 05
ou 06/02/2010, ou seja, metade dos alunos fará aula no primeiro dia do I Encontro e a outra
metade no segundo dia, mais 8 horas à distância. Estas 8 horas à distância serão realizadas
entre o I Encontro Presencial 05 ou 06/02/2010 e o início das aulas 06/03/2010.
e) As provas presenciais estão regulamentadas pelo Parágrafo único, do Art. 6º, da Resolução
nº 1, de 08 de junho de 2007, do CNE/CES.
VI – VAGAS
O curso conta com 40 vagas, sendo:
· 36 (trinta e seis) vagas para os interessados da comunidade em geral;
· 4 (quatro) vagas prioritárias, reservadas aos servidores da UTFPR;
As vagas que por ventura não forem preenchidas pelos servidores da UTFPR poderão
ser remanejadas para atender candidatos da comunidade, de acordo com § 5º do Artigo 5º da
Deliberação 05/2002 do COUNI.
VII – CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
Ser graduado em curso superior reconhecido. A entrega de documentos, detalhados
nos itens VII.a e VII.b para candidatos brasileiros e VII.a e VII.c para candidatos
estrangeiros, deverá ser feita nos locais indicados, pessoalmente ou através de procuração
conforme modelo no site de inscrição on-line. Documentos enviados pelo correio diretamente
para a Universidade não serão aceitos para o processo seletivo.
a) Detalhamento do processo de inscrição on-line
· Cadastro no site http://ead.utfpr.edu.br no link Inscrição;
· Após o recebimento de seu usuário e senha por e-mail para acesso ao sistema, o
candidato deverá se inscrever no curso e Pólo pretendidos;
· Geração do boleto bancário de inscrição;
· Preenchimento do currículo on-line e impressão da ficha do candidato;
· Entrega dos documentos comprobatórios dentro do período estipulado.
b) Documentos necessários para a inscrição de candidatos brasileiros:
1. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (quarenta e
cinco reais - boleto bancário);
2. Ficha de inscrição (curriculum vitae) impressa pelo sistema on-line (com os anexos
dos documentos comprobatórios das informações do Currículo);
3. Fotocópia autenticada (em cartório) do Diploma do curso de graduação ou Certificado
de Conclusão de Curso;
4. Fotocópia autenticada (em cartório) do Histórico Escolar do curso de graduação;
5. Fotocópia autenticada (em cartório) da certidão de nascimento ou casamento;
6. Fotocópia autenticada (em cartório) do CPF e Cédula de Identidade (RG);
7. Fotocópia autenticada (em cartório) do Certificado de reservista ou no caso de ser
militar documento funcional que comprove sua atividade;
8. Fotocópia autenticada (em cartório) do Título de Eleitor.
c) Documentos necessários para a inscrição de candidatos estrangeiros:
1. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (quarenta e
cinco reais - boleto bancário);
2. Ficha do candidato (curriculum vitae) impressa pelo sistema;
3. Fotocópia autenticada (em cartório) do Diploma do curso de graduação ou Certificado
de Conclusão de Curso;
4. Fotocópia autenticada (em cartório) do Histórico Escolar do curso de graduação;
5. Fotocópia autenticada (em cartório) da certidão de nascimento ou casamento;
6. Fotocópia autenticada (em cartório) do Registro de Nacionalidade Estrangeira (NRE);
7. Toda documentação acadêmica deverá ser vistada pelo Ministério das Relações
Exteriores do país de origem e reconhecidas pelo consulado brasileiro.
No período de 16/10/09 a 05/11/2009, os candidatos que já realizaram a inscrição on-line (de
acordo com os itens a, b e c) deverão entregar os documentos, acondicionados em envelopes
únicos sem qualquer timbre, com nome completo, cidade do polo e curso pretendido, no
seguinte endereço:
Rua Quintino Bocaiuva, 532 - Centro
Horário : 09:00 às 13:00 horas - 14:00 às 17:00 horas.
Informações : (14) 3626-4300
Coordenação do Pólo : Sônia Maria Merchan Ferraz
Email: smerchanferraz@gmail.com
VIII – CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO
A seleção dos candidatos inscritos será feita por meio de processo de classificação,
realizada por uma comissão designada pelo Gerente de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus
Medianeira da UTFPR e constituída pelo Coordenador do Curso e, pelo menos, mais dois
professores da área respectiva do curso proposto.
Para a classificação dos candidatos será utilizado o curriculum vitae preenchido no
sistema on-line, observando-se que se o candidato não apresentar qualquer um dos
documentos solicitados nos itens VII.b ou VII.c implicará na sua desclassificação. Os
critérios de pontuação estão disponíveis em
http://ead/utfpr.edu.br/ead/documentos/ciencias_2010.pdf
A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes, mais 25%,
gerando uma lista de suplentes.
A critério da comissão, no caso da sobra de vagas, poderá solicitar a complementação
de documentos para os candidatos que participaram do processo de seleção. Os casos omissos
serão resolvidos pela Comissão de Seleção.
IX – DA MATRÍCULA
Os candidatos selecionados deverão efetuar sua matrícula:
Primeira chamada de 02 e 03/12/2009 Segunda chamada : 17/12/2009
Rua Quintino Bocaiuva, 532 - Centro
Informações: (14) 3626-4300 CEP : 17301-340
Coordenação do Polo : Sônia Maria Merchan Ferraz
A entrega da ficha de matrícula deverá ser feita nos locais indicados, pessoalmente ou
através de procuração conforme modelo no site de inscrição online. Documentos enviados
pelo correio diretamente para a Universidade, não serão aceitos para o processo de
matrícula.
a) O candidato classificado que não comparecer pessoalmente ou ser representado por
meio de procurador legal, a fim de concretizar sua matrícula, no local e no período
especificado, perderá o direito à vaga do respectivo curso;
b) Não será permitido o trancamento de matrícula;
c) Os candidatos não selecionados deverão providenciar a retirada de seus documentos
no mesmo local de inscrição, após a data de início do curso (06/03/2010).Os horários e
prazos máximos para retirada serão divulgados posteriormente, por e-mail. Após este
prazo, os documentos serão enviados à reciclagem.
d) O candidato que se julgar prejudicado poderá recorrer por meio de recurso
administrativo endereçado ao Diretor do Campus proponente, no prazo de 3 (três) dias,
iniciando o mesmo no primeiro dia útil após a divulgação do resultado do processo de
seleção. O recurso pode ser encaminhado via correio desde que seja recebido pela
instituição dentro do prazo estipulado.
UTFPR Campus Medianeira - Gabinete da Direção
Av. Brasil, 4232 Parque Independência Fone: (45) 3240-8012
CEP. 85884-000 - Medianeira - PR
Horário: 9:30h às 11:30h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira.
e) O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado com literatura pertinente
bem como com as alegações fundamentadas por disposições legais. O recurso
interposto fora do prazo será indeferido de pronto;
f) Os candidatos, ao se inscreverem no certame, declaram estar cientes e de acordo com
os termos e condições constantes do presente edital.
X – CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Aos participantes que cumprirem todos os requisitos do Curso e forem considerados
aprovados, será conferido Certificado de Especialista em Ensino de Ciências, contendo a
respectiva carga horária, notas obtidas, docentes e sua respectiva titulação, conforme
Deliberação 05/2002 do COUNI e Resolução 01/2007 do CNE/CES.
Medianeira, 15 de outubro de 2009.
Prof. Dr. Laercio Mantovani Frare
Gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR –
Campus Medianeira
Prof. M.Sc. Antonio Luiz Baú
Diretor da UTFPR - Campus Medianeira

UAB-Jahu abre inscrições para especialização em Ensino de Ciências

Curso oferece 40 vagas para professores de diversos níveis de Ensino. Inscrições começam hoje e terminam em 5 de novembro

A Secretaria Municipal de Educação de Jaú informa que se encontram abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Especialização lato sensu para o Ensino de Ciências, na modalidade ensino à distância, oferecido pelo polo da UAB-Jahu, viabilizado pela parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
De acordo com a coordenadora do polo da UAB-Jahu, Sônia Maria Merchan Ferraz, o curso, que oferece 40 vagas, tem como objetivo capacitar professores das áreas de ciências que atuam no Ensino Fundamental, Médio e Superior. “Por meio do curso, espera-se que o professor seja levado a ser um pesquisador com constantes investigações na sua área de atuação com reflexões a respeito de práticas pedagógicas; investigar e aplicar metodologias de ensino já consolidadas no meio acadêmico; propor, desenvolver e testar novas metodologias de ensino; utilizar adequadamente as tecnologias educacionais como: microcomputadores,
softwares, vídeos, Internet, televisão, máquina digital, projetores entre outros; e elaborar e desenvolver projetos de pesquisa sobre o ensino de Ciências”, explica a coordenadora.
O curso, que tem início programado para março de 2010, terá duração de 360 horas, fora o tempo destinado a atividades extracurriculares individuais e à monografia.
Para se inscrever é necessário ser graduado em curso superior reconhecido pelo MEC e cadastrar-se no site http://ead.utfpr.edu.br no link Inscrição. Após o recebimento de seu usuário e senha por e-mail para acesso ao sistema, o candidato deverá se inscrever no curso e Pólo pretendidos; fazer a geração do boleto bancário de inscrição (taxa de R$45,00); realizar o preenchimento do currículo on-line e a impressão da ficha do candidato; e entregar os documentos comprobatórios até o dia 5 de novembro*.
Os documentos necessários para a inscrição de candidatos são:
1. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (quarenta e
cinco reais - boleto bancário);
2. Ficha de inscrição (curriculum vitae) impressa pelo sistema on-line (com os anexos
dos documentos comprobatórios das informações do Currículo);
3. Fotocópia autenticada (em cartório) do Diploma do curso de graduação ou Certificado
de Conclusão de Curso;
4. Fotocópia autenticada (em cartório) do Histórico Escolar do curso de graduação;
5. Fotocópia autenticada (em cartório) da certidão de nascimento ou casamento;
6. Fotocópia autenticada (em cartório) do CPF e Cédula de Identidade (RG);
7. Fotocópia autenticada (em cartório) do Certificado de reservista ou no caso de ser
militar documento funcional que comprove sua atividade;
8. Fotocópia autenticada (em cartório) do Título de Eleitor.
Além do site da UTFPR, você pode ter mais informações sobre o curso com a coordenação da UAB-Jahu, que funciona no Espaço Pedagógico (Rua Quintino Bocaiúva, 532, Centro). O edital do curso também foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação no Blog EducaJaú (www.educajau.blogspot.com) .

06/10/2009

Semana da Criança: escolas municipais promovem atividades especiais


Creches, escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental realizam durante esta semana atividades comemorativas ao dia 12 de outubro, Dia da Criança.
Cada escola desenvolveu sua grade de programação, procurando envolver as crianças em atividades culturais e recreativas, como oficinas de leitura, jogos, pintura, exibição de filmes, gincanas, teatro, passeios, etc.

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