26/08/2009

Ministério da Educação divulga orientações aos professores sobre a nova gripe

O Ministério da Educação acaba de disponibilizar em seu portal um vídeo sobre a Nova Gripe. O vídeo recomenda os professores a darem orientações a seus alunos sobre as formas de evitar o contágio.
Clique para assistir.

21/08/2009

Municípios da região assinam compromisso Todos Pela Educação

Cerca de 20 cidades da região participaram do evento para assinatura do Termo de Compromisso das 5 metas do Movimento Todos Pela Educação

A Secretaria Municipal de Educação promoveu hoje o EducaJaú: Compromisso da Região com a Educação.
Realizado no Caiçara Clube, o evento contou com a presença de
mais de 1500 pessoas, entre prefeitos, dirigentes de ensino e
professores de aproximadamente 20 cidades da região, que assistiram às palestras do presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação, Professor Dr. Mozart Neves Ramos, que apresentou o trabalho realizado pelo movimento e os rumos da Educação do país, e do Secretário de Educação de Jaú, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, que, junto com Ramos, discutiu os principais desafios do ensino municipal no Brasil.
Ainda na ocasião, os prefeitos e secretários presentes puderam assinar o Termo de Compromisso das 5 metas do Movimento Todos Pela Educação, assumindo o comprometimento por parte dos municípios em elaborar e executar ações para melhorar a qualidade da educação ofertada.
Lançado em setembro de 2006, o Todos Pela Educação é um movimento que une representantes da sociedade civil, educadores, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos de Educação em prol da melhoria da qualidade da educação no Brasil, apoiado pelo Ministério da Educação.
Suas ações objetivam mobilizar todos os setores da sociedade, para fazer com que o país alcance até setembro de 2022 cinco metas principais:
Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola;
Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos;
Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série;
Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos;
Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Mozart Neves Ramos
Membro do Conselho Nacional de Educação e presidente executivo do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos é pós-doutor pelo Instituto Politécnico de Milão, foi Secretário de Educação de Pernambuco e reitor da Universidade Federal do Pernambuco por oito anos, onde hoje atua como professor da graduação, orientador de iniciação científica, de mestrado e de doutorado na área de química computacional, contando com mais de uma centena de artigos publicados em revistas científicas internacionais e tendo recebido homenagens e prêmios como o Educador Internacional do Ano (2005).

Mais informações no site: http://www.todospelaeducacao.org.br/


20/08/2009

Alunos recebem revistinhas sobre Ética e Cidadania

Resgate e conscientização sobre a importância de valores são foco de projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e Rotary International. Volume sobre preservação ambiental será entregue na Semana da Árvore.

A Secretaria Municipal de Educação e o Rotary International firmaram parceria para entrega de revistinhas sobre valores morais, éticos e cidadania aos alunos das escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs).
A iniciativa faz parte do programa “Ética e Cidadania – Construindo Valores na Escola e na Sociedade”, do Rotary International.
O objetivo do programa é fortalecer ações educativas fundamentadas nos princípios da ética, convivência democrática, inclusão social e direitos humanos, apoiar a ação dos educadores e comunidade, fornecendo recursos didáticos e materiais pedagógicos adequados a sua execução, bem como promover a troca de experiências entre os participantes.
O Rotary deve editar vários volumes da revistinha, abordando temas, como direitos e deveres, preservação do meio ambiente, respeito às minorias, entre outros, com personagens de histórias em quadrinhos em situações em que os alunos possam se identificar e que os professores possam utilizar como mais um material de apoio para suas aulas.
“O primeiro volume, já entregue às escolas, aborda a vida escolar, incentivando os bons hábitos de estudo e o respeito aos funcionários, entre outros itens. E já temos um outro sobre educação ambiental, que fala sobre como evitar o desperdício de água e energia, a questão do lixo e da reciclagem, que será entregue em setembro, durante as comemorações da Semana da Árvore”, diz Campos Prado Júnior.

17/08/2009

Escolas são atração de desfile cívico no aniversário da cidade




A volta do desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade foi uma iniciativa muito elogiada.
Sob organização da supervisora das escolas de Ensino Fundamental, Andréia Galazzini Góes, escolas municipais, Exército, Tiro de Guerra, Polícia Mirim, Guarda Municipal, atletas da Secretaria de Esportes, Informatibola, Polícia Militar, Aristocrata Clube, grupo da 3ª idade do SESI, além das fanfarras de Bocaina e do Exército de Lins desfilaram pelas ruas do centro de Jaú.
A apresentação com temas ligados à história do município por alunos e professores das 13 escolas municipais encantaram o público presente.
Entre os destaques do desfile, também estiveram a 13ª Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, que veio a Jaú com tanques e batalhão antiterrorismo, o Tiro-de-Guerra, bandas, fanfarras, Polícias Civil e Militar.

14/08/2009

Prefeitura de Jaú reinaugura hoje creche no Sani

A Prefeitura Municipal de Jaú, por meio da Secretaria de Educação, reinaugura hoje, às 15h, a creche municipal "Profª Yolanda Cândida Mazzei", no bairro Jardim Padre Augusto Sani.
Além de pintura nova e reformas na estrutura do prédio, foram construídas mais três salas de aula na creche, que terá condições de ampliar sua capacidade de atendimento, que hoje é de cerca de 100 crianças.De acordo com a supervisora das creches municipais, Ana Paula dos Santos, todas estas ações fazem parte do plano de reestruturação e implantação do trabalho pedagógico das creches. "Nosso objetivo é fazer das creches um espaço cada vez mais agradável e propício para o desenvolvimento e aprendizado de nossas crianças", diz ela, que ressalta ainda a nova identidade visual dos prédios das creches e a mudança na denominação das creches municipais para CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

Reinauguração da Creche "Profª Yolanda Cândida Mazzei"
Data: 14/08/2009
Horário: 15h
Local: Rua Ângelo Maria Sancinetti, 445, Jardim Padre Augusto Sani.

13/08/2009

CEPROM terá sala de alfabetização

Iniciativa é mais uma ação do programa de Mobilização Pela Educação e de combate ao analfabetismo em Jaú

Iniciativa é mais uma ação do programa de Mobilização Pela Educação e de combate ao analfabetismo em Jaú O Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, visitou na manhã de ontem as dependências do CEPROM (Centro de Produção Municipal). Acompanhado das diretoras dos programas de Mobilização Pela Educação e de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Ana Lúcia do Rosário Bastos de Freitas e Lourdes Cantarelli, e com o apoio do Secretário de Serviços Municipais, José Eleutério Abreu Ribeiro, Campos Prado Júnior falou aos funcionários presentes sobre a importância do estudo nos dias de hoje, da responsabilidade dos pais sobre a educação dos filhos e sobre as ações que a Secretaria de Educação tem realizado para ampliar o acesso e melhorar a qualidade de ensino ofertado no município. As diretoras expuseram sobre as ações de mobilização e sobre os programas de alfabetização e educação de jovens e adultos em andamento nos bairros. Diante do interesse dos funcionários, os Secretários anunciaram uma parceria que permitirá a montagem de uma sala de alfabetização no próprio CEPROM. “A Secretaria de Serviços Municipais cederá o espaço e a Educação dará todo o suporte pedagógico”, afirma Campos Prado Júnior.

12/08/2009

Prefeitura de Jaú entrega mobiliário novo e reinaugura creche

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Educação, realizará amanhã, dia 13, às 15h, no auditório do Espaço Pedagógico, a entrega de mobiliário e diversos itens às creches municipais.
As instituições de ensino vão receber mesas, carteiras, carrinhos, bebê conforto, andador e cadeira de refeições (cadeirão) para oferecer mais conforto e melhores condições de ensino às crianças.
As novas aquisições serão destinadas às 13 creches sob responsabilidade direta do município.
No dia seguinte, 14 de agosto, a creche municipal "Profª Yolanda Cândida Mazzei", do bairro Jardim Padre Augusto Sani, será reinaugurada.
Além de pintura nova e reformas na estrutura do prédio, foram construídas mais três salas de aula na creche, que terá condições de ampliar sua capacidade de atendimento, que hoje é de cerca de 100 crianças.
De acordo com a supervisora das creches municipais, Ana Paula dos Santos, todas estas ações fazem parte do plano de reestruturação e implantação do trabalho pedagógico das creches. "Nosso objetivo é fazer das creches um espaço cada vez mais agradável e propício para o desenvolvimento e aprendizado de nossas crianças", diz ela, que ressalta ainda a nova identidade visual dos prédios das creches e a mudança na denominação das creches municipais para CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

10/08/2009

Curso sobre gênero e diversidade na escola tem início na UAB

No último sábado 60 professores da rede pública de ensino de Jaú se reuniram no polo da UAB - Jaú para a aula inaugural do curso de extensão Gênero e Diversidade na Escola, oferecido em parceria pelo Instituto de Biocências do Campus da Unesp de Rio Claro e o Ministério da Educação. O curso possui 200 horas de formação à distância, na modalidade semipresencial, com certificação da UNESP e contém cinco módulos: Sexualidade, Gênero, Diversidade, Raça e Etnia, e Avaliação. Segundo informa a coordenadora do polo da UAB – Jaú, Sônia Maria Merchan Ferraz, foram selecionados para o curso, professores do ensino fundamental I e II, de educação infantil e ensino médio, além de coordenadores e diretores. Ainda de acordo com ela, como a procura foi muito grande, a Unesp de Rio Claro já está avaliando a abertura de mais uma turma do curso.



EducaJaú em Ação anima domingo na Expo

O público que compareceu ontem à tarde ao Recinto de Exposições “Sebastião Ferraz de Camargo Penteado”, na 19ª Expojaú, pode assistir às apresentações do 1º Educajaú em Ação.
Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, o Educajaú promoveu, das 14h às 20h, apresentações de projetos realizados pela Secretaria e também abriu espaço para grupos e artistas da cidade mostrarem seu trabalho.
Recém-aprovados no exame da faixa amarela, os alunos do curso de caratê, oferecido em parceria pelo Projeto Coração Que Bate e Sente, da Secretaria de Educação, e a Academia Dojo, do Professor Mário Panucci, cativaram a platéia com uma pequena mostra do que vêm aprendendo.
Na sequência, o grupo Monstro Invisível, com Cleiton e Manos Crew empolgou a cultura hip hop, com coreografias de break e street dance, inclusive com homenagem especial ao rei do pop, Michael Jackson.
Estevão Devides levou ao palco uma mistura dos projetos Intervalão, em que toca músicas populares e eruditas para o público infantil ao violão, e Bitons, em que, ao lado dos músicos Anderson Labarce e Giovani Ávila, apresenta canções dos Beatles em arranjos para violões.
O trio – ainda sem nome - formado pelo professor de música Estevam Rogério da Silva, Letícia Massolini Romakeli e Tiago de Souza Esquerdo, agitaram a galera com música sertaneja da melhor qualidade. Deficientes visuais, além de encantarem o público pelo talento, os três mostraram aos presentes que com dedicação e esforço é possível superar muitos limites.
O grupo teatral Epifania encerrou o evento com esquetes e danças, divertindo o público e encerrando com chave de ouro o evento.
Na avaliação do Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, foi bastante positiva a realização do 1º Educajaú em Ação. “É importante que ações como esta sejam realizadas, motivando as crianças que participam destes projetos e proporcionando que a comunidade conheça os trabalhos dos artistas da nossa cidade, crie e busque hábitos saudáveis de lazer e diversão. Isto também faz parte da Educação do indivíduo e temos procurado realizar este trabalho nas escolas”, diz o Secretário, que ressalta ainda a presença de um estande da Secretaria de Educação durante a realização da Expojaú, em que as pessoas podem conhecer mais de perto os projetos realizados pela Secretaria.




Posted by Picasa

03/08/2009

Enxerga Jaú entrega mais de 200 óculos à alunos de escolas municipais

Mais de 200 pares de óculos foram entregues a alunos da rede municipal de ensino, no sábado, dia 01/08.A ação faz parte de uma iniciativa entre as Secretarias de Educação e de Saúde e o Rotary Club Norte de Jaú, que contou com o apoio das Óticas Santa Clara, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a comunidade para os cuidados com a visão e, ao mesmo tempo, solucionar o problema de alunos que precisavam fazer uso de óculos, mas não tinham condições de comprá-los.Antes de receberem os óculos, os alunos passaram por uma triagem nas escolas, no início do ano, fizeram teste do olhinho e foram encaminhados aos oftalmologistas da rede municipal de saúde.

Alunos do Projeto Coração Que Bate e Sente recebem faixa amarela

Alunos do curso de Karatê, oferecido em parceria pelo Projeto Coração Que Bate e Sente e a Academia de Karatê Dojo, do Prof. Mário Panucci, que fez a doação das bolsas de estudo à Secretaria de Educação, passaram no seu primeiro exame, recebendo a faixa amarela, também no sábado, dia 01/08.
No dia anterior, os 11 karatecas não se continham de alegria ao receberem seus quimonos, conseguidos pelo esforço da coordenadora do projeto Ana Maria Sachetto e pelo apoio da Secretaria Municipal de Esportes, BBZ Materiais Elétricos, Cocão Sports, entre outros colaboradores que preferem se manter anônimos.